PROJETOS DE PESQUISAS RECENTES

Título: Reconstruyendo la vida en la frontera: asistencia y atención a migrantes en la Frontera Norte de México.

Status: Em andamento.

Período: 2017- atual

Instituição apoiadora: Adveniat, Alemanha

Breve descrição: A pesquisa teve por objetivo geral analisar a maneira como migrantes e refugiados lidam com situações de riscos e incertezas em regiões de fronteira, bem como as ações sócio-pastorais que são desenvolvidas nessas localidades em respostas aos desafios migratórios. Especificamente, teve como enfique as ações sócio-pastorais desenvolvidas pelas Irmãs MSCS junto a mulheres migrantes em Tijuana, na Fronteira Norte do México, a partir do Instituto Madre Assunta.

Equipe: Tuila Botega; Delia Dutra; Nathália Vince E. Fernandes; Igor B. Cunha; Pedro Russi

Produções:

– Sumário executivo em inglês e em espanhol

– Relatório final em inglês e em espanhol 

– Artigos:


Título: Reconstruir a vida nas fronteiras: Assistência e proteção a migrantes e a refugiados. Etapa Moçambique/África do Sul

Status: em andamento.

Período: 2017 – atual

Instituição apoiadora: Weltkirche

Breve descrição: A pesquisa teve por objetivo geral identificar estratégias de sobrevivência de migrantes e refugiados e entender as modalidades através das quais os sujeitos em situação de mobilidade lidam com as adversidades que enfrentam em suas trajetórias. Paralelamente, buscou-se conhecer e analisar as estratégias adotadas nas intervenções humanitárias com esse tipo de população, com foco nos desafios enfrentados e nas respostas que vêm sendo dadas pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas em sua atuação junto a jovens e crianças migrantes na fronteira de Ressano Garcia, localizada entre o Moçambique e a África do Sul.

Equipe: Tuila Botega; Igor B. Cunha; Paulo Inglês.

Produções:

– Sumário executivo em inglês e em português

– Relatório final em inglês e em português

Artigos:


Título: Mobilità umana nel contesto ecclesiale italiano: sfide e opportunità.

Status: Concluída

Período: 2016 e 2017.

Instituição parceira: Fondazione Migrantes

Breve descrição: Trata-se de uma pesquisa sobre o impacto das migrações no contexto eclesial italiano. Foram escutadas 115 pessoas, entre as quais 34 pessoas em situação de mobilidade, provenientes de mais de 20 países e com perfis migratórios de grande diversidade. A pesquisa também incluiu atividades de observação participante e seminários de debate para ampliar e aprofundar a análise dos resultados.

Equipe: Carmem Lussi, Roberto Marinucci, Giusto Della Vale, Michele, Luppi (Como); Giuseppe Caldera; Leonora Zefi, Tatiana Brusco (Trento); Santi Calderone, Grazia Trischitta, Santino Tornesi (Messina)

Produções:

Livro: LUSSI, Carmem (org.). Incontro che trasforma. Sfide e opportunità della relazione tra Chiesa italiana e le migrazioni, organizado por Carmem Lussi. Todi: Tau Editrice, 2018. v. 1. 170p .

Artigos:


Título: Herança da Igreja do Brasil levada para a Itália pelos emigrantes brasileiros

Status: Concluída

Período: 2017

Instituição parceira: Fondazione Migrantes

Breve descrição: Pesquisa em comunidades de brasileiros nas províncias italianas de Pádua, Treviso, Mantova, Verona, Asti, Turin, Peschiera del Garda, Roma, Florença, Brescia, Piacenza e Milão, a fim de divulgar os esforços da igreja italiana em valorizar a riqueza espiritual, eclesial e cultural que esses imigrantes levam para as comunidades cristãs locais a partir de sua “bagagem” e vivências anteriores na igreja de origem.

Pesquisadora responsável: Carmem Lussi

Produções:

  • Publicação de livro digital com resultados da pesquisa e artigo sobre a história da igreja no Brasil de autoria de Sergio Coutinho, pela Editora CSEM, no prelo para 2020.

Artigo:

  • LUSSI, Carmem. La chiesa brasiliana che arriva in Itália attraverso le migrazioni. No prelo para 2020.

Título: Reintegração de retornados angolanos vindos  da República Democrática do Congo (RDC), na Província do Uige ao norte de Angola.

Status: Concluída

Período: 2015 e 2016

Instituições parceiras: Cáritas Diocesana do Uíge (Comissões Diocesanas de Pastoral dos Migrantes e Itinerantes) e da Diocese de Kisantu, República Democrática do Congo (RDC).

Breve descrição: A pesquisa buscou conhecer a experiência de mobilidade dos refugiados angolanos retornados da RDC, bem como explorar seu processo de reintegração – estratégias, recursos e networking – a partir das suas próprias narrativas. Paralelamente, buscou-se conhecer o funcionamento das estruturas de acolhimento e de apoio na reintegração dos retornados na Diocese do Uíge.

Pesquisador responsável: Paulo Inglês

Produções:

Artigos:


Título: Mulheres migrantes agentes de resistência e transformação

Status: Concluída

Período: 2012-2014

Breve descrição: Buscou identificar as dificuldades enfrentadas por mulheres migrantes ao se estabelecerem em outros países, bem como compreender as estratégias por elas desenvolvidas para a superação das situações adversas encontradas na vivência da experiência migratória

Equipe de Pesquisa: Delia Dutra; Tuila Botega; Terezinha Santin; Roberto Marinucci

Produções:

Artigos:


Clique aqui para acessar o quadro sinóptico com o histórico dos estudos e pesquisas realizados pelo CSEM desde 2007.