A Escola Superior do Ministério Púbico da União (ESMPU) recebe até 19 de outubro inscrições para oficinas em São Paulo com o objetivo de capacitar atores envolvidos em acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil.
As oficinas, que ocorrem de 25 a 27 de outubro, são gratuitas e abertas ao público externo.
A ação é promovida por rede da qual fazem parte Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
A Escola Superior do Ministério Púbico da União (ESMPU) recebe até 19 de outubro inscrições para oficinas em São Paulo com o objetivo de capacitar atores envolvidos em acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil.
As oficinas, que ocorrem de 25 a 27 de outubro, são gratuitas e abertas ao público externo. Podem participar integrantes de comitês de acolhida, de grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos, organizações da sociedade civil envolvidas na temática e jornalistas.
As inscrições vão até as 12h do dia 19 e podem ser feitas pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço http://escola.mpu.mp.br. Cada oficina terá aproximadamente 25 participantes e a seleção será feita por sorteio eletrônico.
No total, serão realizadas 15 oficinas, com duração de 3h30 minutos cada. Os participantes poderão se inscrever em mais de uma oficina, desde que não sejam no mesmo horário. As atividades vão acontecer na Procuradoria da República, em São Paulo (Rua Frei Caneca, 1360 – Consolação, São Paulo – SP).
Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85%. A ESMPU não arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas.
Atuação em rede
Esta é a terceira atividade do projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”.
Além da ESMPU, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é formada pela Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Seminário Ibero-Americano
Também estão abertas as inscrições para o Seminário Ibero-Americano “Proteção aos direitos de Venezuelanas e Venezuelanos – Por uma acolhida humanitária na América Latina”, que acontecem nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo (SP).
A atividade vai reunir representantes de defensorias de oito países (Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Bolívia, Argentina, Peru e México), de organizações internacionais e nacionais e da sociedade civil.
O encontro vai permitir ter uma visão regional relativa ao direito de migração da população venezuelana e a inserção destas pessoas nos países de acolhida e busca identificar os principais desafios da acolhida, abrigamento e integração dos migrantes nos novos países.
Para se inscrever, basta acessar o link “Inscrição e Resultados” do endereço http://escola.mpu.mp.br, até as 12h do dia 19 de outubro.