Nossas redes sociais

Vidas em trânsito

Vidas em trânsito: a realidade de quem decidiu trilhar os caminhos do mundo

Por Cláudia Guerreiro

Uma reflexão sobre os movimentos migratórios no mundo, suas causas, consequências e mudanças que transformam a realidade de muitos. Estas foram alguns dos temas tratados no Curso de Extensão Vidas em Trânsito: conhecer e refletir na perspectiva da mobilidade humana, oferecido pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e pela Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 5 de abril e 11 de maio, em Brasília.

No decorrer de cinco semanas, alunos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras feitas por especialistas no tema, aprender sobre mobilidade humana e enxergar um universo que nos é cada vez mais próximo.

Realizados aos sábados pela manhã, os módulos de aula dividiram-se em quatro temas principais: mulher migrante, migrações forçadas, tráfico de pessoas e novos fluxos migratórios. Em cada um deles eram destacados dois outros assuntos derivados, a partir dos quais eram feitas as explanações e os debates.

Com uma abordagem ampla, o Curso deu aos participantes a perspectiva de pensar as migrações sob um novo ponto de vista, mais enriquecedor, esclarecendo sobre os desafios enfrentados por aqueles que um dia escolheram deixar para trás suas raízes.

Pular para o conteúdo