No período de 05 a 07 de dezembro de 2016 aconteceu o XII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados – RedeMir, em Brasília, com o tema  “Acolhida e Proteção de direitos dos Solicitantes de Refúgio, Refugiados, Migrantes e Apátridas“. O Encontro foi promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pelo setor pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, contando com o apoio de diversas instituições e a presença de mais de 80 participantes representando entidades de todo o Brasil. A diretora do CSEM, Irmã Marlene Wildner, o pesquisador Roberto Marinucci e a assistente editorial Luiza Giovanna estiveram presentes ao longo dos dias de evento.

Os debates destacaram questões sobre os desafios de proteção dos direitos dos migrantes tendo em vista a atual conjuntura do Brasil e os avanços nas políticas públicas como forma de garantir segurança, dignidade no processo migratório e integração dos migrantes. Falou-se do governo e sua tarefa de trabalhar conjuntamente com a sociedade civil e fomentar as práticas de acolhida, com enfoque na hospitalidade, solidariedade e apoio para atender as reais necessidades da população em mobilidade. Contou-se também com depoimentos refugiados, destacando para as autoridades a importância da dimensão humana frente ao trabalho institucional.

Além disso, a notícia de que o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2516/15 que institui a nova Lei de Migração foi bastante celebrada e discutida por todos os participantes nos trabalhos em grupos.

Foto/CSEM

 Foto/Reprodução IMDH