Nos dias 05 e 06 de abril aconteceu o seminário “A mobilidade humana no Distrito Federal”. O evento foi a primeira atividade do curso de extensão Vidas em trânsito: conhecer e refletir na perspectiva da mobilidade humana, o qual está sendo organizado pelo CSEM, o PPG-CEPPAC, o PPG-DSCI/CEAM da Universidade de Brasília, em parceria com o UniCEUB.

Na ocasião, as migrações foram pensadas em nível do Distrito Federal e Brasília, para tanto, contamos com a participação de especialistas no tema, do meio acadêmico e de órgãos governamentais, os quais proporcionaram uma análise por diferentes perspectivas: demográfica, geográfica e sociológica. Foi um momento muito produtivo e instigante, sendo que várias das questões colocadas serão exploradas nos outros módulos que compõem o curso.

Partilhamos a seguir os comentários que recebemos de Susana Damasceno, Patrícia Nabuco Martuscelli e Mônica Tse Candido, participantes do seminário:

“Apesar da importância de se debater e refletir a temática da mobilidade humana, ainda há poucas iniciativas com esse objetivo. Assim, sendo um dos pioneiros em disseminar o conhecimento nessa área, o CSEM conseguiu promover com grande primazia neste fim de semana, em parceria com a UnB e o Uniceub, o Seminário “A Mobilidade Humana no Distrito Federal”. A qualidade dos palestrantes e os temas escolhidos foram o grande diferencial do Seminário. Portanto, acredito que o Curso de Extensão Vidas em Trânsito:conhecer e refletir na perspectiva da Mobilidade Humana, que começará na próxima manhã do dia 13/04, com 4 encontros consecutivos, terá o mais alto padrão acadêmico de debates, ampliação de conhecimento e reflexões sobre o tema. Espero que com este Curso tenhamos mais insumos para nossas pesquisas, ampliemos o trabalho em rede que vem sendo desenvolvido e que consigamos também, romper as paredes do meio acadêmico, levando essa importante temática àqueles que ainda não tem o devido acesso às informações deste cunho”. Susana Damasceno – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília (PPGDSCI/CEAM/UnB)

“O Seminário Regional parte do Curso de Extensão: Vidas em trânsito: conhecer e refletir na perspectiva da mobilidade humana  foi uma experiência muito interessante visto que possibilitou uma visão das migrações regionais de diferentes perspectivas. Isso foi possível devido aos participantes e palestrantes  que, com suas apresentações extremamente didáticas e esclarecedoras, mostraram como o conceito de migrante é complexo e pode ser estudado por diferentes pontos de vida: estatístico, geográfico, social, internacional e outros. Além disso, os debates foram muito frutíferos e possibilitaram boas reflexões sobre o tema. O CSEM juntamente com seus parceiros estão de parabéns pela realização desse evento”. Patrícia Nabuco Martuscelli – graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília

“A Experiência de participar do Seminário Regional sobre mobilidade humana no Distrito Federal organizado pelo CSEM e seus parceiros foi extremamente enriquecedora. O evento contou com diferentes palestrantes vindos da Academia, do governo, da sociedade civil e de instituições como o IPEA e a CODEPLAN que possibilitaram um panorama mais completo e abrangente da mobilidade humana na região. Como estudiosa do tema do refúgio, acredito que o seminário possibilitou novas reflexões sobre a situação das migrações. Por fim, as discussões entre participantes e palestrantes ajudaram a analisar a questão da mobilidade humana por diferentes perspectivas”. Mônica Tse Candido – Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas

A equipe CSEM e os organizadores agradece a presença de todo/as que contribuíram para que esse seminário fosse uma grande oportunidade de aprendizado, conhecimento e troca de saberes. Além disso, aproveitamos para convidar a todo/as para participar nos módulos de aula, que acontecerão aos sábados, no período de 13 de abril a 04 de maio, de 08h30 às 13h, no departamento de estatística da Unb. Neste módulo vamos esturdar as as migrações a partir de temas específicos: Mulher migrante, migrações forçadas, tráfico de pessoas e novos fluxos migratórios.

Maiores informações no www.csem.org.br/curso-de-extensao ou pelo email estudos2@csem.org.br.