Estudo sobre práticas de pastorais em realidades locais no contexto eclesial brasileiro, a partir da experiência concreta de agentes pastorais

O CSEM – Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios está realizando uma pesquisa sobre práticas de pastorais em realidades locais no contexto eclesial brasileiro, a partir da experiência concreta de agentes pastorais. A pesquisa é coordenada por Carmem Lussi e Sidnei Marco Dornelas, e tem como finalidade recolher informações e dados de como iniciaram e como se desenvolveram as experiências pastorais com/para/entre pessoas em mobilidade no Brasil.

O objetivo final é a elaboração de um texto, que será publicado em um livro sobre pastoral migratória, o qual poderá servir como instrumento de formação de agentes animadores e multiplicadores da ação pastoral-missionária e caritativa das comunidades cristãs em contexto migratório. Todas as respostas dos questionários estarão num banco de dados no CSEM, para eventuais estudos sobre o tema.

Serão aceitos até 2 (dois) questionários cada comunidade. Os dados serão conservados no CSEM, sendo preservada a privacidade dos informantes. Eventuais informações divulgadas no estudo serão identificadas unicamente pelo nº do questionário.

O questionário estará a disposição online para ser respondido até 31 de maio de 2017 por meio de link a ser solicitado ao CSEM através do email assessoria@csem.org.br.

Participe!

Queremos aprender com sua experiência e com os conhecimentos do serviço pastoral que vem sendo realizados em tantos contextos locais do Brasil.