Nossas redes sociais

PROMOVER LA VIDA EN LAS FRONTERAS

Em março 2023 na cidade de Tijuana no México o Centro Scalabrinano de Estudos Migratórios (CSEM) realizou a II Conferência Internacional “PROMOVER LA VIDA EN LAS FRONTERAS: Incidencia de la sociedad civil en el protagonismo de los migrantes y refugiados y su derecho a tener derechos” em parceria com a Universidade Iberoamericana de Tijuana, Instituto Madre Assunta de Tijuana, Fundação Scalabriniana de Roma, Scalabrinianas Misión con Migrantes y Refugiados de Cidade do México e o Servicio Jesuita a Refugiados, México e com o apoio da Diocese de Rottenburg-Stuttgart – Alemanha, MISEREOR e ADVENIAT. 

Este evento buscou fortalecer a capacidade de incidência da sociedade civil a nível regional, nacional e internacional, na promoção do protagonismo dos migrantes e refugiados em defesa de seus direitos, sendo este o princípio condutor das atividades do CSEM, estabelecido pelo Núcleo Duro da instituição. Nesse sentido, mais do que produzir respostas prontas, a II Conferência Internacional do CSEM buscou instigar o debate no que diz respeito a gestão dos desafios que o fenômeno migratório apresenta, em especial no contexto sul-sul, latino-americano e caribenho.

A II Conferência Internacional do CSEM reuniu acadêmicos, a sociedade civil, representada em agentes que atuavam diretamente com pessoas em situação de mobilidade, e migrantes com o objetivo comum de debater a questão migratória. Enriquecendo a discussão entre a produção teórica, a ação prática e as vivências. Divulgando estudos e promovendo reflexões e articulações institucionais para profundar o conhecimento, gerando aportes práticos na defesa do protagonismo dos migrantes na busca por seus direitos. 

Este livro celebra, então, os encontros, debates e trocas que ocorreram ao longo dos três dias de realização do evento. Se na I Conferência, que ocorreu em Joanesburgo, África do Sul, em 2018, o tema aprofundado foram as práticas de “atendimento” e “acolhimento”, por parte da SCO, nesta II Conferência foi destacada a ação de advocacy ou incidência. Com essa expressão entendemos os processos e as estratégias mediante as quais a SCO consegue interferir e influenciar a tomada de posição de atores governamentais – e não só – em prol de legislações e políticas que defendam e promovam os direitos humanos das pessoas migrantes.

Neste livro podemos encontrar contribuições de migrantes, membros da sociedade civil organizada e pesquisadores que se deixaram desafiar e ousaram analisar, refletir, descrever, narrar, meditar a mobilidade de pessoas migrantes e refugiadas e a ação da SCO, sobretudo na ótica da incidência. Este livro da II Conferência é mais uma pequena semente no compromisso em prol de um mundo mais justo e fraterno, onde ninguém pode ser considerado um “estrangeiro”

DOI: doi.org/10.61301/978-65-85775-13-7.2024.v26.272p 

Pular para o conteúdo