A pesquisadora Delia Dutra, colaboradora do CSEM, lançou nesta quarta-feira, 21/08, o livro “Migração internacional e trabalho doméstico. Mulheres peruanas em Brasília”.

O livro está baseado na tese de doutorado da autora que traz uma questão pouco conhecida e por vezes silenciada, que é a presença de latino-americanos em Brasília. A pesquisa foi feita a partir de dez entrevistas com migrantes que partiram do Peru em busca de melhores condições de vida no Brasil, deixando para traz laços familiares e culturais, que aos poucos procuram costurar com os novos detalhes de vida que a migração lhes apresenta.

Delia trabalha atenta a cada detalhe da vida destas imigrantes. A análise revela que, em Brasília, o contexto de confinamento e as poucas oportunidades de interação propiciam o isolamento. A autora salienta que estas trabalhadoras transitam em ambientes de estrangeiros, na tentativa de cultivar os valores da própria cultura e tornar assim, menos penosa sua existência em terra estranha.

O lançamento aconteceu no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UnB (Universidade de Brasília) e foi organizado pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça. Estiveram presentes no evento: professores, estudantes e amigos do CSEM e de Delia Dutra.

A Direção e equipe CSEM parabenizam, mais uma vez, a colaboradora Delia por este valioso trabalho que passa a fazer parte do acervo bibliográfico de temas sobre Migração feminina.