Participação no XII CONLAB

O congresso, que teve como tema: “Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois”, reuniu mais de mil participantes de países de língua portuguesa.

Tuíla participou no GT37A – Mobilidades sociais e espaciais, transformações identitárias e desigualdades sociais, apresentando os resultados preliminares da pesquisa de mestrado intitulada “Migração internacional de retorno e mobilidade social: uma análise a partir do caso de migrantes retornados do estado de Goiás”, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas da Universidade de Brasília – CEPPAC-UnB, sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Cavalcanti.

Resumo:
A presente pesquisa debruça-se sobre a migração internacional de retorno a partir da ótica da mobilidade social. Busca-se aferir o impacto da migração internacional sobre a trajetória ascendente ou descendente na escala social dos migrantes do estado de Goiás/GO que viveram uma experiência de migração nos Estados Unidos e que voltaram para o local de origem no período de 2008-2014. A escolha metodológica para atingir os objetivos propostos é a análise dados estatísticos secundários. Os resultados indicam que os migrantes de retorno, no Estado de Goiás, estariam em uma situação melhor se comparado com a parcela da população que não emigrou, o que podemos considerar como indicadores de uma mobilidade social ascendente. Dessa forma, parece refutar a hipótese de que o capital social e humano acumulado durante a experiência migratória não seria suficiente para garantir a mobilidade social do migrante que retorna à sociedade de origem.

O artigo completo está disponível nas Actas do Congresso (a partir da página 4181)
http://www.omeuevento.pt/Ficheiros/Livros_de_Actas_CONLAB_2015.pdf

Pular para o conteúdo