As colaboradoras do CSEM, Ir. Terezinha Santin e Tuíla Botega, participaram no 10º Encontro Nacional das Redes de Proteção de Migrantes e Refugiados, que aconteceu em Brasília, nos dias 7 a 9 de outubro de 2014.

A iniciativa é da Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM.) O evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas, representantes das entidades que compõem a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMIR).

 

O encontro se caracterizou pela apresentação de temas importantes, tais como: Cartagena +30, que tem como foco construir um plano de ação, no que se refere aos refugiados, levando em conta a América Latina e Caribe. Ainda nesta reflexão, o desafio de se pode atualizar e ampliar o conceito de refugiado diante das guerras e violências no mundo se colocou como questão. Além disso, no enfoque dos novos fluxos migratórios, destacaram-se as ações do CNIg, a questão da participação social e das políticas publicas de inclusão dos migrantes e as políticas migratórias. Por fim, a partir da dinâmica de grupo, elencou-se uma série de prioridades de ação por parte da sociedade civil em seu serviço a favor dos migrantes.

Foi uma oportunidade bastante rica para o CSEM, no sentido de refletir sobre temas importantes no que diz respeito à mobilidade humana no contexto atual.