Oficina de Mobilização do DF para a COMIGRAR

Ocorreu no último dia 16 de janeiro a Oficina de Mobilização do Distrito Federal em preparação à 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (COMIGRAR). O evento foi organizado pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília (CJP), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS) e a Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Brasília (PAMIG).

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Oficina aconteceu na Casa de Retiros Assunção e contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas de diversas instituições.

Ministrado por Ofélia Ferreira (Organizadora da 1ª COMIGRAR) e Jana Macedo (DEST/MJ), a oficina envolveu dois momentos: o primeiro com a apresentação da metodologia da COMIGRAR, onde também foram expostos os principais objetivos da conferência e facilitados elementos para incentivar a realização de conferências preparatórias e da Conferência do DF. Ainda nesta etapa, o contexto migratório do DF foi exposto por Daniel Seidel, Secretario da SEDEST/GDF. O segundo momento envolveu atividades nos seguintes grupos de trabalho: organização, mobilização, gestão de informação, comunicação/mídia e metodologia. Os resultados de cada grupo foram apresentados e partilhados em plenária.

 

 

 

 

 

 

 

Como resultado da Oficina, foi sinalizado, por parte do poder público, a convocação de uma conferência no DF sobre o tema de migração e refúgio, a qual terá o apoio das entidades da sociedade civil que organizaram a oficina e de outras entidades que se agregaram durante o processo.
A 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – COMIGRAR ocorrerá em maio de 2014, em São Paulo, e abordará a questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória. Para mais informações sobre o evento, acesse o portal: www.migrantes.gov.br

Pular para o conteúdo