Entidades se articulam para realização da Oficina de Mobilização do Distrito Federal em preparação à Conferência COMIGRAR.

Aconteceu hoje (08/01/14), na sede do CSEM, a reunião com a equipe organizadora da Oficina de Mobilização do Distrito Federal em preparação à Conferência COMIGRAR. Junto ao CSEM estavam outras entidades que se articulam para realização da Oficina, são elas: a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília – CJP; a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/DF; o Instituto Migrações e Direitos Humanos – IMDH; a Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Brasília; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal – SEJUS, ambas do Governo do Distrito Federal.

Além das instituições organizadoras, estiveram presentes Jana Macedo (DEST/MJ) e Ofélia Ferreira (Organizadora da I COMIGRAR), as quais orientaram o debate e a reflexão metodológica acerca do processo.

De comum acordo, ficou estabelecido que a oficina acontecerá no dia 16 de Janeiro, no período de 9h30 às 16h, na Casa de Retiros Assunção, localizada na quadra 611 da Asa Norte/Brasília-DF. Para maiores informações sobre formas de participação, entrar em contato pelo email estudos2@csem.org.br .

Esta articulação tem por objetivo mobilizar o debate sobre migração e refúgio no DF e elaborar propostas e diretrizes para subsidiar as políticas públicas nacionais em benefício da população migrante. A Oficina de Mobilização consiste, em sua primeira etapa, no engajamento de entidades interessadas, a fim de gerar processos participativos e organizativos, em nível de Brasília/DF, tendo em vista a I Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – COMIGRAR, que acontecerá em maio de 2014, em São Paulo.