NOVAS FRENTES MISSIONÁRIAS

As Irmãs Scalabrinianas celebram o seu fundador Scalabrini com uma presença ativa em duas novas realidades de mobilidade humana: em El Paso – USA e no Panamá.

As Irmãs Missionárias Scalabrinianas – MSCS, presentes em 27 países na atuação com migrantes e refugiados, celebram a data comemorativa de Scalabrini – 1º de junho – com duas novas presenças missionárias.

Ambas as Missões (El Paso e Panamá) estão localizadas em corredores-chave da mobilidade humana contemporânea, como explica Ir. Nyzelle Dondé, mscs – Coordenadora da Missão Apostólica na região da América Central, América do Norte e Caribe: “A presença na Diocese de El Paso, Texas, EUA, começou em 11 de abril de 2024 com as Irmãs Elisete Signor e Roschelle Isada, e em breve a Irmã Leticia Gutiérrez juntar-se-á a elas, acolhendo migrantes da América Central, América do Sul e de muitas outras partes do mundo. E, na Arquidiocese da Cidade do Panamá, para acompanhar os migrantes em trânsito, o reforço da Pastoral da Mobilidade Humana terá início a 1 de junho de 2024, dia em que celebramos o Santo dos Migrantes, São João Batista Scalabrini”. (https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=769108538696883&id=100067932310958&mibextid=qi2Omg&rdid=mnIk19Ic46lPvfyK ).

Desde 11/04/2024, as Irmãs Missionárias Scalabrinianas marcam presença na igreja local de El Paso – Texas, “em resposta ao Carisma Scalabriniano, considerando o fluxo migratório na região, um dos corredores migratórios mais frequentados. O que representa um grande desafio, mas também uma oportunidade de resposta profética na Igreja e na sociedade”, conforme afirma a Superiora Provincial Ir Luiza Dal Moro. A comunidade missionária composta por Irmãs mscs de diferentes nacionalidades – brasileira, filipina, mexicana, compartilha a experiência migratória e, com a Igreja local, atua junto aos sujeitos que atravessam aquela fronteira reconstruindo vidas e acreditando num amanhã melhor.

            A realidade migratória e as demandas que migrantes e refugiados vivem nas trajetórias percorridas e nos sofrimentos enfrentados, mobiliza a Igreja. Mais uma vez, respondendo aos povos em mobilidade e ao Carisma Scalabriniano atendendo ao pedido do Arcebispo Metropolitano de Panamá, que também é Vice-presidente do CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano a data de 01 de junho para as Irmãs MSCS tem uma celebração especial: o início de uma nova missão no Panamá. A Superiora Provincial explica: “a realidade migratória do Panamá, que se situa geograficamente como uma ponte entre a América do Sul e a América do Norte através do Darien, uma rota de trânsito para a migração irregular, tornou-se a principal via de passagem, com um fluxo migratório cada vez maior e de alta vulnerabilidade, criando um grande desafio para a atenção pastoral e humanitária, mas também uma oportunidade para uma resposta profética”. Objetivo desta nova missão na América Central é fortalecer a Pastoral da Mobilidade Humana na Arquidiocese de Panamá.

Pular para o conteúdo