Migrações internacionais: A organização do CSEM e o Carisma Scalabriniano

No dia 18 de maio o CSEM apresentou o tema “Migrações Internacionais” por skype como parte do curso de formação Permanente das Irmãs Scalabrinianas em Chicago.

Confira abaixo trecho do relato publicado na comunicação:

Iniciamos o dia guiados pelas palavras de Deus através da Celebração Eucarística e Laudes. O tema “Migrações Internacionais”, apresentado por skype, pela equipe do CSEM Brasília- Brasil, teve início com Irmã Etra Modica que apresentou ao grupo a equipe: e do CSEM feita por Irmã Etra Modica: a diretora, Irmã Marlene Elisabete Wildner, as assessoras Sr. Melanie Illana, mscs e Tuila Botega. O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), tem por missão promover, produzir e difundir conhecimento científico e interdisciplinar sobre migrações e deslocamentos forçados e os processos relacionados, numa perspectiva de respeito e promoção profética da dignidade humana no sentido de um mundo justo, onde ninguém é estrangeiro.

No processo de realização pessoal, vocacional e carismático da Irmã MSCS, os migrantes não são apenas os mais necessitados, mas o lugar onde ela encontra o sentido da sua consagração religiosa. O migrante se torna, assim, o lugar teológico para a missionária scalabriniana (Documento Final do cf. XIII Capítulo Geral), como lugar de oração, de encontro com Deus, com o Cristo sofredor na pessoa daqueles que mais sofrem; um lugar de compaixão, um lugar scalabriniano, onde é formada a identidade scalabriniana. O deslocamento dos povos em movimento tem mostrado as vulnerabilidades nas quais que se manifesta na violência, abusos sexuais, o risco de morte ou como sujeitos de exploração e corrupção. Eles são submetidos a invencibilidade e deportabilidade, uma nova forma de escravidão. Estas situações representam desafios para os MSCS que devem ser testemunhas destemidos para proteger os direitos dos migrantes em qualquer raça e cultura, em frente às políticas públicas para a migração. Isto dá sentido nas obras missionárias da MSCS de afrontar as necessidades emergentes dos migrantes e refugiados no mundo contemporâneo.

Motivado pela Missão CSEM, Irmã Etra Modica sugeriu ao grupo a produção de dois diferentes projetos, um para mulheres e crianças e um segundo para refugiados.

Clique aqui para acessar a comunicação completa

Fonte: Elizabeth Pedernal

 

pt_BRPortuguese
Pular para o conteúdo