O CSEM – Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios realizará um evento virtual sobre a temática da Mobilidade Humana na Fratelli Tutti. O evento acontecerá na próxima terça-feira, 13 de abril, às 20h (Brasília), pela plataforma de comunicação Zoom.

O evento contará com a palestra do Presidente da SOTER e docente da PUC-Rio, Cesar Kuzma, e com a intervenção de Ivone Gebara e Wellington Barros para o debate.
Na oportunidade será feita a apresentação do livro Hospitalidade, comunidade cristã e mobilidade humana, organizado por Carmem Lussi e Cesar Kuzma. Haverá, ainda, espaço para diálogo com/entre autores do livro e participantes.

A inscrição ficará aberta até dia 12 de abril, pelo link : https://www.csem.org.br/ECUMENEINSCRIÇÕES1


“A encíclica Fratelli Tutti, publicada em 2020, durante a pandemia da Covid-19, nos possibilita ver o tema da mobilidade humana dentro de uma esfera maior, descobrindo causas e consequências que se fazem presentes. É um texto muito rico, profundo, que dialoga com realidades concretas e aponta linhas de ação, de superação; que indica processos de libertação” (Cesar Kuzma, p. 223 do livro).


O livro é o primeiro volume da Série Ecumene, publicado pela Editora CSEM com a colaboração da CLAR – Confederação Latinoamericana de Religiosos. Os volumes desta série visam responder a uma carência de publicações de teologia da mobilidade humana voltada, prioritariamente, para lideranças religiosas/eclesiais que atuam nos âmbitos acadêmico, institucional ou pastoral.
Os 12 artigos deste volume cobrem um amplo raio de enfoques e áreas do conhecimento, com dados, análises, aprofundamentos e visões que favorecem abordagens interdisciplinares ao tema.