Especialistas discutem migração e refúgio

Especialistas internacionais discutem em Brasília tendências globais da migração e refúgio

Por Roseli Lara

Organizações defendem práticas que contemplem garantia de direitos  

Durante três dias, em Brasília, especialistas de mais de oito países refletem as migrações internacionais contemporâneas e fluxo global de refugiados – o maior da história desde a Segunda Guerra Mundial – a partir de perspectivas de direitos humanos.

Para discutir a temática das migrações internacionais na atualidade, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e de direitos, favorecendo a interação e a troca de experiências e de saberes, especialistas como o pesquisador mexicano Jorge Durand, o italiano Fábio Baggio (SIMI), o angolano Paulo Inglês (Alemanha) e o colombiano Willian Mejía (OIT), estão entre os  mais de 100 palestrantes do Seminário Internacional Mobilidade Humana Hoje: Abordagem de Direitos Humanos, que ocorre na Universidade de Brasília (UnB) de 7 a 9 de junho.

No século da mobilidade humana que gera mais de 232 milhões de imigrantes internacionais, entre os quais, perto de 60 milhões de refugiados, o Seminário abordará temas como as migrações internacionais, direitos humanos, desafios e oportunidades, modalidades migratórias contemporâneas e estratégias de empoderamento nos processos migratórios.

Para impulsionar políticas de inserção apresentará também práticas exitosas sobre migrações, estratégias de articulação e incidência, políticas públicas e a prevenção das vulnerabilidades, avanços e incoerências na defesa da população migrante na América do Sul, as demandas de migrantes nas fronteiras, a ética das políticas migratórias, trabalho em rede pelos direitos dos refugiados, entre outros temas.

Organizado pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), o evento terá abertura nesta terça-feira (7), às 18h30, no Auditório do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da UnB, com apresentação de mesa redonda e lançamento da edição 46, comemorativa de 10 anos da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, (REMHU), publicação semestral do CSEM.

Nos dias 8 e 9, as atividades ocorrem no Auditório da Faculdade de Direito da UnB, a partir das 09h, com plenárias, painéis, mesas temáticas e grupos de trabalho.

Conheça programação https://www.csem.org.br/index.php/seminario-internacional-2016-programacao. O evento deverá reunir mais de 200 inscritos da América Latina, Europa e África.

O seminário conta como a coorganização do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IRel/UnB)  e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( PPGCS/UFRRJ). Conheça os apoiadores  https://www.csem.org.br/index.php/seminario-internacional-2016-sobre-o-seminario/apoiadores.

Serviço

Seminário Internacional Mobilidade Humana Hoje: Abordagem de Direitos Humanos

Data: 7/8/9 de junho de 2016

Local: Universidade de Brasília – UnB

Informações: Carmem Lussi (CSEM)/ (55-61) 8340-2326

                        Roseli Lara/JP Voluntária – (55-61)9662-3766

pt_BRPortuguese
Pular para o conteúdo