Com o objetivo de ampliar o acesso às reflexões e conteúdos discutidos no seminário internacional Política Migratória e paradoxo da globalização, que aconteceu nos dias 03 e 04 de Abril de 2014, no Auditório do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, o CSEM torna público o relatório técnico.

O evento trabalhou a temática de políticas migratórias, nacionais e internacionais, a fim de instigar a reflexão sobre os condicionantes e as restrições aplicados àqueles que atravessam as fronteiras entre os países. Dessa forma, teve como objetivo geral discutir a atual política migratória internacional a fim de propor alternativas para o aprimoramento da legislação brasileira, a partir de uma orientação pautada nos direitos humanos, considerando as diferentes realidades migratórias regionais e do Distrito Federal.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (PPG-DSCI-CEAM) da Universidade de Brasília e pelo o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Além disso, contou com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça – SNJ/MJ, do Instituto de Relações Internacionais e do Laboratório de Estudos sobre Migrações Internacionais, ambos da Universidade de Brasília.

Clique aqui para acessar o relatório completo.