CSEM publica mapeamento de instituições nacionais e internacionais relacionadas com o tema de migração

O CSEM – Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, durante o ano de 2013, realizou um levantamento referente às instituições nacionais e internacionais envolvidas direta ou indiretamente com a temática das migrações, isto é, instituições que trabalham, pesquisam e estudam a temática das migrações e suas diversas vertentes.

Estamos agora publicando o Mapeamento Nacional e Internacional: Instituições, grupos de pesquisa, ONG’s, órgãos governamentais e entidades que trabalham, pesquisam e estudam as migrações e os temas afins, pois entendemos que é a visibilidade deste material será útil e importante para subsidiar a atuação e trabalho das instituições e pesquisadores que atuam e/ou se dedicam ao tema das migrações e suas vertentes.

Neste material estão disponíveis informações sobre grupos de pesquisa e núcleos de estudos de pós-graduação, mestrado e doutorado em universidades públicas; organizações internacionais; organizações não-governamentais; entidades religiosas e pastorais; centros de apoio e acolhimento de imigrantes, refugiados e vítimas de tráfico de pessoas.

O CSEM entende que este material estará em constante construção e, por essa razão, conta com a colaboração de todos(as) aqueles(as) que desejarem integrar esta listagem. Estamos abertos ao diálogo e a contribuição, que poderá ser feita pelo endereço:  \n O endere%C3%A7o de e-mail address est%C3%A1 sendo protegido de spambots. Voc%C3%AA precisa ativar o JavaScript enabled para v%C3%AA-lo. “>bibioteca@csem.org.br .

Agradecemos o apoio e a colaboração das diversas entidades que generosamente forneceram seus dados.

Equipe CSEM