Nossas redes sociais

CSEM participa de evento sobre Mulheres em Migração e Refúgio na Universidade de Brasília (UnB)

Nos últimos dias 27 e 28/09, Igor B. Cunha e Brenda Ribeiro, representando o CSEM, compuseram um painel sobre o tema “Mulheres em situação de migração e refúgio” na Universidade de Brasília (UnB), onde apresentaram o artigo do qual são co-autores junto com a professora Delia Dutra, intitulado “Relaciones institucionales ente el mundo de la migración y el activismo LGBTI. Tijuana como ciudad de (des)encuentros”, que compõe o livro “Movilidad en la frontera: Tijuana como espacio de (re)construcción de la vida“, uma produção da Editora CSEM.

O painel, promovido pelo projeto Umanità, discutiu o apoio a mulheres migrantes e refugiadas LGBTQIAPN+, com foco em fundamentos teóricos transversais, incluindo a ideia de “não ser” por não seguir a norma social, bem como perspectivas de gênero, orientações sexuais e identidades de gênero não normativas. O objetivo era entender a acolhida, as necessidades e as dificuldades enfrentadas por mulheres migrantes e a criação de espaços seguros para a população LGBTQIAPN+.

O artigo resulta de uma pesquisa do CSEM sobre assistência a migrantes na fronteira Norte do México que se iniciou em 2017.

Pular para o conteúdo