No segundo semestre de 2014 será publicado o n. 43 da REMHU – Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, com um DOSSIÊ sobre o tema “MIGRAÇÕES FORÇADAS”. O tema foi escolhido levando em conta a comemoração dos 30 anos da Declaração de Cartagena e, sobretudo, pela urgência do compromisso em defesa dos direitos e da dignidade das pessoas deslocadas à força.

O Dossiê vai incluir artigos referentes a diferentes tipos de migração forçada: a) refugiados estatutários, b) deslocados internos, c) solicitantes de asilo, d) deslocados ambientais, e) deslocados por causa de “projetos de desenvolvimento”. Além disso, são aceitos também textos que aprofundem a noção teórica de “migração forçada”: como determinar – de um ponto de vista jurídico, político,econômico e/ou social – que um deslocamento geográfico é voluntário ou não?

A revista contém também uma SEÇÃO ARTIGOS referente a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais.

Todos os artigos devem ser enviados diretamente pelo site da revista www.csem.org.br/remhu ou, caso haja dificuldades, mediante o e-mail remhu@csem.org.br até o dia 31 de agosto de 2014.

As normas bibliográficas que devem ser adotadas pelos autores e outras informações encontram-se no site da REMHU (www.csem.org.br/remhu) ou no site da Coleção SciELO (www.scielo.br/remhu).

Informamos que a REMHU, desde o n. 38, está disponível na Coleção SciELO Brasil (Home Page: http://www.scielo.br/remhu).