A partir de amanhã, 9 de abril, a Cáritas Brasileira em parceria com o CSEM, oferecerá o I Módulo Formativo em Migração para a formação de agentes Cáritas e parceiros(as) que atuam junto a migrantes e refugiados(as) em todo o país. 

O projeto é composto por dois módulos, com o intuito de atingir as pessoas que atendem diretamente a população migrante e refugiada, trabalhando na capacitação desses agentes, para que possam ser multiplicadores de formação em suas realidades regionais. Ambas as instituições, acreditam que é necessário o reconhecimento do protagonismo e dignidade dos(as) migrantes e refugiados(as) atendidos(as), independentemente da situação de vulnerabilidade em que possam estar inseridos(as). 

Durante esse primeiro módulo, que será encerrado no dia 13 de abril, os conhecimentos já adquiridos pelos agentes serão sistematizados e haverá a promoção da interação entre os(as) participantes, pensando na ressignificação de bagagens, valores e experiências de cada um por meio do compartilhamento de vivências. No último dia do I Módulo, o CSEM, em parceria com a Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima, irá assessorar a jornada mensal de formação de agentes, que contará com a presença de roraimenses e imigrantes venezuelanos atuantes na Pastoral. 

O módulo completo foi idealizado para ser desenvolvido equilibrando a profissionalização no atendimento a essas pessoas, e a qualificação da abordagem de cada agente. Por meio da partilha de metodologias e ferramentas para essa atuação, a Cáritas Brasileira e o CSEM pretendem fortalecer a articulação em rede para atender os(as) migrantes e refugiados(as).