A equipe Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, representado por Roberto Marinucci, Ir. Melany Grace Illana, mscs , e Luiza Giovana S. de Moura, participou no simpósio internacional sobre Migrações e Trabalho nos dias 26 e 27 de março de 2014, acontecido no Memorial JK, Brasília. O simpósio foi organizado pelo Ministério Público do Trabalho.

Os palestrantes apresentaram varias temas com suas experiências e pesquisas sobre migrações e refugiados. No primeiro dia os temas apresentados foram: A questão migratória no mundo globalizado, por Luiz Alberto Figueiredo Machado (MRE), Migrações nacionais e internacionais: passado, presente e futuro, por Duval Magalhães Fernandes PUC-MG), Migrações contemporâneas no Brasil e na América Latina: fluxos, processos sociais e trabalho, por Rosana Baeninger (Unicamp) e Sidney Antônio da Silva (Ufam), Formulação legal e políticas públicas no trato das migrações nacionais e internacionais, por Márcia Anita Sprandel (Senado Federal e Associação Brasileira de Antropologia), João Guilherme Lima Granja Xavier da Silva (MJ) e Carmen Lussi (OIM).

No segundo dia, outros palestrantes apresentaram os seguintes temas no simpósio: Migrações, mundo do trabalho e atuação do Ministério Público por Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes (Ministério Público do Trabalho) e Marcelo Colombo (Ministério Pública da Argentina), O papel do Estado e das organizações sociais na preservações dos direitos humanos do trabalhador migrante, por Nicola Colombo (Associação de Usuários e Consumidores da Região da Campânia da Itália) e Rosita Milesi (Instituto Migrações e Direitos Humanos), Migração lado a lado com a adversidade: xenofobia, discriminação, exploração sexual e precarização do trabalho, por David Sánchez Rubio (Universidade de Sevilha, Espanha) e Paulo Sérgio de Almeida (Conselho Nacional de Imigração e Secretário de Inspeção do Trabalho). Todos os palestrantes ilustraram os temas de forma acadêmica o que foi útil para os participantes de evento

O simpósio foi encerrado por Luis Antônio Camargo de Melo, Procurador Geral do Trabalho. Luis Camargo agradeceu a todos/as que participaram do evento e afirmou que ” o Ministério do trabalho atua de forma articulada no combate aos crimes contra os estrangeiros, a melhor forma de enfrentar questões complexas de âmbito nacional e internacional “.

O evento foi bom para fomentar reflexões e crescer no conhecimento da história das migrações nacionais e internacionais e para saber mais da realidade dos serviços públicos existentes para os migrantes e refugiados.

27.03.2014