Teologia e Mobilidade Humana2018-09-12T11:12:44-03:00

O CSEM, como instituição internacional de estudos sobre migrações, tem como missão fomentar, produzir e disseminar conhecimentos sobre a temática e processos afins.

Aqui estão disponíveis artigos e editoriais produzidos pela equipe do CSEM e seus parceiros, visando os princípios de respeito à dignidade humana, promoção e defesa de seus direitos e com atenção às diversidades e especificidades enquanto pessoas em situação de mobilidade.

FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA MISSÃO SCALABRINIANA

29 de julho de 2022|

O primado do protagonismo na missão Scalabriniana deve ser atribuído aos migrantes, são eles que nos formam e nos aperfeiçoam na missão. A nós cabe colocarmos sempre em evidência a riqueza da diversidade cultural para a conformação de uma Igreja “comunidade de pessoas de vários povos e nações”. Para nós o migrante é portador de benção, pré-anuncio de novos céus e terra nova. Este texto se refere à apresentação, da autora, no Seminário “O rosto feminino do Carisma Scalabriniano”, realizado em 24 de abril de 2021, pela Plataforma Zoom, sob responsabilidade da Animação Geral do Apostolado MSCS, no âmbito do processo de atualização das Diretrizes Gerais do Apostolado.

CARISMA E ESPIRITUALIDADE

29 de julho de 2022|

Hoje a esperança tem um respiro curto, uma sociedade com carência de perspectivas globais, de projeção de futuro. É necessário educar pessoas e comunidades a cultivarem uma cultura da esperança, com o perdão, com relações abertas ao diálogo e à colaboração, com a alegria e a serenidade também nas provas e sofrimentos. Sejamos testemunhas do anúncio do Evangelho e revelação da ternura materna de Deus e da Igreja. “Não deixemos que nos roubem a esperança" (EG, n. 86). Este texto se refere à apresentação, da autora, no Seminário “O rosto feminino do Carisma Scalabriniano”, realizado em 24 de abril de 2021, pela Plataforma Zoom, sob responsabilidade da Animação Geral do Apostolado MSCS, no âmbito do processo de atualização das Diretrizes Gerais do Apostolado.