Nos dias 18 e 19 de novembro de 2025 aconteceu o 4º seminário do Mobile (Laboratório de Etnografia das Circulações e Dinâmicas Migratórias), coordenado pela Profa. Dra. Andréa Lobo, no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, intitulado “Etnografias atravessadas por mobilidades, localidades e os marcadores sociais de dominação”.
Os dois dias de evento reuniram apresentações sobre mobilidade humana, raça, gênero, cuidado, maternidade e contaram também com a participação de pesquisadoras do CSEM, Barbara Marciano e Tuila Botega, com o trabalho “‘En un abrir y cerrar de ojos, todo se ve truncado!’: A construção social de ‘acidentes’ no contexto migratório Honduras-Estados Unidos”.
Os dados apresentados fazem parte da pesquisa “Salud mental y mujeres migrantes retornadas con discapacidad y mujeres cuidadoras de migrantes retornados con discapacidad” uma parceria do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, com a Pastoral de Movilidad Humana e a Comisión Nacional de Apoyo a los Migrantes Retornados con Discapacidad Física (CONAMIREDIS), que atuam em Honduras no atendimento a migrantes retornados com deficiência em decorrência de “acidentes” ocorridos na rota migratória para os Estados Unidos.
Na apresentação e no debate, os comentários destacaram a abordagem do Núcleo Duro de pesquisa do CSEM para as migrações, que além de olhar para o “acidente” como consequência de políticas migratórias restritivas que cerceiam e criminalizam a mobilidade, entende que há uma construção social dos riscos. Ainda, a proposta analítica do CSEM se foca na compreensão de como essas mulheres enfrentam as rupturas provocadas pelo acidente na rota migratória e pelo consequente “fracasso” do projeto migratório, e como, a partir disso, reconstroem suas vidas, suas subjetividades após a deportação, no retorno e reintegração ao país de origem.
Além da apresentação realizada sobre o tema da pesquisa, o evento foi uma oportunidade para divulgação da REMHU: Revista Interdisciplinaria de Movilidad Humana, produzida e editada pelo CSEM.

