Missionários itinerantes da igreja primitiva e evangelização

Nei Vangeli, la nozione semitica di šaliah (B e rākôt 5,5), senza interruzioni di continuità, è applicata agli apostoli nelle parole di Gesù: "Chi accoglie voi accoglie me" (Mt 10,40).1 Grazie a questo contesto culturale, il missionario itinerante era in grado di interagire con la comunità e di offrire i propri insegnamenti.

Resumo: A análise, embora parcialmente incompleta, de ocorrências relativas à acolhida e à hospitalidade no Antigo e no Novo Testamento no amplo contexto da experiência de ser um estrangeiro, longe de casa, abre caminho para considerações relevantes referentes à visão bíblica sobre as relações humanas. Isto é baseado não somente no amparo filantrópico, mas também, no valor evangélico do agapē, uma nova dinâmica que enfatiza o ser humano como “ser”, mais do que o seu “fazer”. A dimensão cristológico-eclesial da acolhida cristã, que pertence propriamente às escrituras do Novo Testamento, marcou genuinamente as relações humanas, inspirando rotas de diálogo e comunhão que podem aclarar também a história atual, particularmente no campo das migrações e da mobilidade humana.

Gabriele Bentoglio

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