Banner-site-700x185-06042016

Ademir PacellI

Professor associado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atua na graduação, Pós-graduação em Psicanálise e Especialização (modalidade residência hospitalar). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3416130000390530 .

Bela Feldman-Bianco

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e diretora-associada do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente coordena o Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e representa a SBPC no CNIg, entre outras atividades. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3421811799951271 .

Carmem Lussi

Doutora em Teologia pela PUC – Rio de Janeiro e assessora do CSEM – Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, em Brasília – DF, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4686270662251702 .

Carolina de Abreu Batista Claro

Professora de Direito Internacional no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Consultora em Legislação e Políticas Migratórias, Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Deslocados Ambientais (NEPDA/UEPB), Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6255143007138977 .

Edi Maria Eidt

Mestre em sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Entre outras atuações no Brasil e  no exterior, foi Secretária executiva da Comissão Episcopal da Pastoral para os migrantes e Itinerantes na Angola. Atualmente atua em serviço interno à Congregação.

Fabio Baggio

Director do SIMI, professor ordinário no mesmo Instituto e professor convidado da Universidade de Valencia, Espanha, da Universidade Autónoma de Zacatecas, México e da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, Itália. 

Gabriel Gualano de Godoy

É Oficial de Proteção do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil. Doutorando em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9763827629884874 .

Giuliana Redin

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do MIGRAIDH, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM (registrado no CNPq). Responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFSM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2298217007407061 .

Gláucia Assis

Doutora em Ciências Sociais (Unicamp). Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisa na área de migrações internacionais, gênero e família. Lattes:http://lattes.cnpq.br/4753020984250324 .

Helion Povoa Neto

Professor do Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ). Nesta instituição, coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3596982026372244 .

Igor José de Renó Machado

Professor associado da Universidade Federal de São CArlos, onde coordena o Laboratório de Estudos Migratórios. Tem trabalhado com temas que se referem à imigração internacional, refugiados, parentesco e migração, entre outros. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4705450652848752 .

João Brígido Bezerra Lima.

Engenheiro Agrônomo, com várias especializações e mestrando em gestão econômica do meio ambiente pela UnB. Atualmente é coordenador de intercâmbio e cooperação internacional no Ipea, coordenador do projeto de pesquisa da cooperação brasileira para o desenvolvimento internacional e editor do Relatório COBRADI da cooperação internacional para o desenvolvimento.

Jorge Guillermo Durand Arp Nisen

Profesor-investigador titular dea Universidade de Guadalajara e professor associado do CIDE, Centro de Investigación y Docencia Económicas. É codirector, com  Douglas S. Massey, do Mexican Migration Project (desde 1987) e do Latin American Migration Project (desde 1996). É membro do Sistema Nacional de Investigadores (Nivel III), da Academia Mexicana de Ciencias e da National Academy of Sciences dos Estados Unidos.  Nos últimos trinta anos  estudou o fenômeno migratório entre México e Estados Unidos.

José Carlos Alves Pereira

Doutor em sociologia pelo IFCH/UNICAMP, editor da Revista Travessia – CEM; Editor da Revista RURIS – CERES/IFCH/UNICAMP; Colaborador da Pastoral dos Migrantes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2412510178339147 .

Leonardo Cavalcanti da Silva

Professor Adjunto na Universidade de Brasília (UnB) – Instituto de Ciências Sociais – Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC), bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq e Coordenador Científico do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2452018229289390 .

Márcia Anita Sprandel

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (2001). Assessora Técnica no Senado Federal desde 1997. Consultora da Organização Internacional do Trabalho. Integra o Grupo de Trabalho em Migrações Internacionais da Associação Brasileira de Antropologia. Pesquisadora Associada do Centro de Estudo em Migrações Internacionais (CEMI/Unicamp). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383296460150992 

Matteo Madrile

Regional Project Development Officer da International Organization for Migration (IOM) do Escritório para a América do Sul, encarregado para o Brasil.

Milva Caro

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma com dissertação sobre juvens migrantes e o desafio da interculturalidade: Giovani in emigrazione e la sfida dell’interculturalità. Atuou por mais de 25 anos com os migrantes na Alemanha e na Itália. É Superiora provincial das Missionárias Scalabrinianas na Europa.

Miriam Santos

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e professora adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e de Educação Agrícola da mesma universidade. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6150444010498123 .

Norma Breda dos Santos

Doutora em Relações Internacionais – Institut universitaire de hautes études internationales (Genebra, 1996). Atualmente é professora associada no Instituto de Relações Internacionais (Irel), Universidade de Brasília unB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6589386808816208 .

Paulo Jorge Quiteque Inglês

Doutor in Sociologia e Estudos Africanos. Mestre em Ciências Sociais e Políticas na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha. Investigador no projecto “Repatriamento de refugiados e Politicas locais em Angola” na Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG). No âmbito do programa prioritário: “Adaptação e criatividade na Africa – tecnologias e significado na produção de ordem e desordem, na Universidade de Munique, Faculdade para ciências de Estado e Ciencias Sociais e pesquisador do Centro de Estudos Internacionais (antigo Centro de Estudos Africanos).

Pedro Russi

Pós-Doutorado em Filosofia na Universidad de Navarra/España [GEP]; Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Atualmente Professor na UnB (Universidade de Brasília) – FAC (Faculdade de Comunicação) na Graduação e Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação. Coordenador do NESECOM (Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação). Diretor da Associação Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4934357600267996 .

Renata Coelho Vieira

Especialista em Economia do Trabalho pela Unicamp e Mestranda em Direito na Universidade Católica de Brasília.  Procuradora do Trabalho e Coordenadora de Ensino da Escola Superior do Ministério Público do Trabalho.

Renata de Melo Rosa

Doutora em Antropologia da América Latina e Caribe pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutora pelo Institute National de Adminstration, Géstion et Hautes Études Internationales da Universidade do Estado do Haiti (2007). Atualmente é professor A2 do Centro Universitário de Brasília, coordenadora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2830491656992547 .

Roberto Marinucci

Mestre em Missiologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (1995). Atualmente é pesquisador do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios e diretor da Revista REMHU – Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4768922585503033 .

Rosana Baeninger

Doutora em Ciências Sociais (Área de Estudos de População) pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, Davis. Atualmente é professora associada do Departamento de Demografia do IFCH- Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População – NEPO/UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demografia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UNICAMP. Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (2009-2018). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0425133153453333 .

Rosita Milesi

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade de Comillas – Espanha, com especialização em migrações, refúgio e temas transversais. É Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos .

Sidnei Marco Dornelas, CS.

Atualmente é assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e colaborador do Grupo de Apoio do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, das Pastorais Sociais da CNBB. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4859203047337405 .

Sidney Silva

Antropólogo e professor do Departamento e Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas. Coordena o grupo de Estudos Migratórios na Amazônia, o qual faz parte da rede de pesquisa do Instituto Brasil Plural – IBP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0830926768091773 .

Sylvia Duarte Dantas

Ph.D. em Psicologia Social Boston University, Psicanalista pelo Sedes Sapientiae, Psicóloga pela PUC-SP, Docente UNIFESP, Coordenadora grupo Diálogos Interculturais – USP e Núcleo de Pesquisa e Orientação Intercultural UNIFESP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8283401196410951 .

Sueli Siqueira

Pós doutorado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa – CIES-IUL (2012). Doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É professora titular da Universidade Vale do Rio Doce. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7291049182118911

Tuíla Botega

Mestre em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC) da Universidade de Brasília. Pesquisadora do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios e do Observatório das Migrações Internacionais.

William Mejía Ochoa

Vem da Colômbia. É economista, especialista em política econômica, Mestre em migrações internacionais, com especialização em demografia e migrações laborais.  Pesquisador sobre mobilidade humana; coordenador-fundador de Colombiamigra, que é uma rede especializada em migrações latinoamericanas e do recém criado Sistema de Información Migratoria de América del Sur. Consultor da OIT.

Wilson Fusco

Pesquisador Associado e Professor da Fundação Joaquim Nabuco e Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Demografia da UFRN. Doutor em Demografia pela Unicamp. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5785590497886670 .