7 de junho de 2019

Dia mundial do Migrante e do Refugiado

Foi divulgada na segunda-feira, 27, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será comemorado em 29 de setembro. A Igreja celebra a data desde 1914. Com o tema “Não se trata apenas de migrantes”, o Papa inicia sua mensagem recordando que “conflitos violentos, verdadeiras e próprias guerras não cessam de dilacerar a humanidade; sucedem-se injustiças e discriminações; tribula-se para superar os desequilíbrios econômicos e sociais, de ordem local ou global. E quem sofre as consequências de tudo isto são, sobretudo, os mais pobres e desfavorecidos”.

O Papa lembra ainda que “os migrantes, os refugiados, os desalojados e as vítimas do tráfico de seres humanos aparecem como os sujeitos emblemáticos da exclusão, porque, além dos incômodos inerentes à sua condição, acabam, muitas vezes, alvo de juízos negativos que os consideram como causa dos males sociais”.

Por fim, Francisco considera: “Queridos irmãos e irmãs, a resposta ao desafio colocado pelas migrações contemporâneas pode-se resumir em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar. Esses verbos, contudo, não valem apenas para os migrantes e os refugiados; exprimem a missão da Igreja em favor de todos os habitantes das periferias existenciais”, informa um dos trechos do texto.

Fonte: osaopaulo