Nossas redes sociais

Dezenas de estrangeiros são detidos pela Polícia

idi braUm total de 21 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), entre os quais uma idosa de 87 anos de idade, que pretendiam atingir ilegalmente a capital do país, Luanda, foram detidos segunda-feira pela Polícia Nacional na província do Zaire.

Um total de 21 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), entre os quais uma idosa de 87 anos de idade, que pretendiam atingir ilegalmente a capital do país, Luanda, foram detidos segunda-feira pela Polícia Nacional na província do Zaire.

De acordo com o terceiro sub-chefe, João Lourenço Júnior, da secção de fiscalização do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região, a detenção desses estrangeiros ocorreu no posto de controlo policial do rio Loge, no município do Nzeto, a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo.
O terceiro sub-chefe João Júnior informou que os referidos imigrantes ilegais, dos quais oito do sexto feminino, estavam a ser acompanhados por alguns cidadãos angolanos que receberam avultadas somas em kwanza a fim de os transportar até Luanda.
Quanto à octagenária, o terceiro sub-chefe, João Lourenço Júnior disse que esta também estava sem documentos e alegou deslocar-se a Luanda ao encontro de uma filha que vive na capital do país.
João Júnior deu ainda a conhecer que os detidos serão repatriados nos próximos dias para o país de origem (RDC), enquanto os cidadãos angolanos (cujo número não foi especificado), acusados de auxílio à imigração ilegal estão a contas com as autoridades policiais locais.
A província do Zaire, que partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Congo Central, na República Democrática do Congo, tem sido uma das principais portas para a imigração ilegal, mas as autoridades têm feito de tudo para contrapor os intentos dos imigrantes ilegais.
A província do Zaire, em função da sua proximidade com a República Democrática do Congo, tem sido uma das mais fustigadas por cidadãos estrangeiros que pretendem entrar em Angola de forma irregular.

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/politica/dezenas_de_estrangeiros_sao_detidos_pela_policia 26.01.2017

Pular para o conteúdo