Carmem Lussi e Roberto Marinucci (Orgs.)
Brasília: CSEM; São Paulo: Paulus, 2018.

O conjunto de treze artigos de especialistas sobre teologia pastoral e mobilidade humana traz reflexões sobre temas relacionados à vivência e ao serviço pastoral que desafiam agentes, lideranças eclesiais e migrantes/refugiados.

Com organização de Carmem Lussi e Roberto Marinucci, foi pensado, especialmente, para leitores que atuam ou gostariam de atuar em contexto eclesial para/com ou junto a migrantes e/ou refugiados. São exposições e ideias a partir de uma visão da mobilidade humana como processo positivo e propositivo, seja para a humanidade em geral, que para a Igreja, em modo particular.

“Das muitas mensagens e ensinamentos que podem ser extraídos dessa obra, ressalta-se o desafio que faz para que sejamos Igreja Missionária, sempre em saída, mas sempre em articulação, superando o assistencialismo e o paternalismo. Igualmente nos desafia enquanto agentes de pastoral, a nos imbuirmos de uma leitura de fé dos fenômenos da mobilidade humana e das migrações forçadas: para além da inculturação, superemos todo etnocentrismo, qualquer que seja ele.” – Dom José Luiz Salles

Download Ebook