A migração internacional é um fenômeno que faz parte da história da humanidade e que se apresenta a partir de diferentes modalidades e com distintos graus de intensidade. A diversificação dos locais de origem e de destino, os diferentes tipos de deslocamentos – migração por motivos de trabalho, refúgio, e outras categorias de migrações forçadas – apresentam novas realidades e demandas que necessitam de respostas, muitas vezes, urgentes.
Nos últimos anos tem se observado um incremento nos fluxos migratórios, sendo que a pobreza e a desigualdade, a falta de condições de trabalho decente e os conflitos armados em diversos países estão entre as principais razões que levam as pessoas a deixarem seus países em busca de um futuro melhor para si e suas famílias.
É nesse contexto que o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM acaba de publicar o relatório A MOBILITÀ UMANA NEI PAESI IN CUI SONO PRESENTI LE SUORE MISSIONARIE DI SAN CARLOS BORROMEO - SCALABRINIANE, cercando di presentare i dati attuali sullo scenario internazionale della mobilità umana, in particolare nei Paesi in cui operano le MSCS Sisters, sulla base dei rapporti ufficiali delle Nazioni Unite.