No dia 3 de outubro de 2025, o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) oficializou a criação de sua sede na Itália, um marco histórico que amplia sua atuação para a Europa. O ato de fundação ocorreu em Roma, com a presença da Superiora Geral das Irmãs Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátima Mariano, das irmãs do Conselho Geral, e da Ir. Milva Caro, nomeada vice-diretora do CSEM Itália.
Um momento de emoção e gratidão
Em comunicado enviado logo após a assinatura, a Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral da Congregação, destacou a relevância simbólica da data:
“Exatamente hoje, 3 de outubro de 2025, às portas do Capítulo Geral da Congregação das Irmãs mscs, nasce a Associação CSEM na Itália. (…) Para mim, pessoalmente, vivi esse momento com grande gratidão. Tudo está nas mãos de Deus, para que possa crescer, dar frutos e lançar raízes no serviço aos migrantes e refugiados”

A visão da vice-diretora
Em vídeo gravado durante a cerimônia, a Ir. Milva Caro, vice-diretora do CSEM Itália, ressaltou a importância deste passo:
“Hoje, para as Irmãs Scalabrinianas, é um dia realmente bonito. Foi assinada a criação da Associação CSEM na Itália e, portanto, na Europa. É um sonho que sempre desejamos, porque é uma extensão do centro já ativo no Brasil. (…) Estamos muito contentes e acreditamos que o Centro de Estudos possa estar a serviço dos migrantes e de todos as pessoas que trabalham no mundo das migrações”

Expansão e compromisso
A abertura da nova sede ocorre na véspera do Jubileu das Migrações, fato interpretado como sinal de renovação e compromisso da Congregação com o fortalecimento da missão scalabriniana. O CSEM reforça, assim, sua atuação na produção de conhecimento crítico, no apoio à formulação de políticas públicas e no fortalecimento do protagonismo de migrantes e refugiados, agora também a partir da Europa.
“Foi muito lindo, uma grande emoção. Que este projeto cresça e se expanda cada vez mais na sua missão própria, nos serviços aos migrantes e refugiados” (Ir. Neusa)
O processo de constituição da sede italiana foi acompanhado ao longo dos últimos anos pelo CSEM, em especial por sua coordenação administrativa, Carmem Lussi, assegurando a solidez jurídica e institucional necessária.
De acordo com Ir. Marlene Wildner, diretora do CSEM, essa etapa reflete a missão do centro de construir pontes entre pesquisa, formação e incidência pública, ampliando sua presença internacional e fortalecendo o compromisso com migrantes e refugiados também a partir do contexto europeu.

