CSEM apresenta reflexão sobre o protagonismo migrante nas experiências de pesquisa com mulheres migrantes

Entre os dias 09 a 11 de abril o CSEM participou do primeiro Congreso Internacional sobre  Movilidad Humana 2025, na Universidad Alberto Hurtado, em Santiago, Chile. O evento contou com a participação de diversos atores sociais, migrantes, pesquisadores e organizações da sociedade civil e teve como foco refletir sobre os fluxos migratórios da atualidade.

A programação do evento incluiu apresentações de pesquisas e também relatos de experiências, sobre diversos eixos temáticos, dentre eles, o eixo “Movilidad humana, género y diversidades” no qual Barbara Marques apresentou o artigo  “La reconstrucción de la vida como categoría de análisis: Experiencias de investigación con mujeres migrantes en México y Honduras”.

O artigo apresentado foi produzido a partir dos dados de pesquisas realizadas pelo CSEM no México e em Honduras. O objetivo da apresentação foi fazer uma análise acerca do “refazer a vida” e suas variações – “seguir adelante” como uma categoria que pode ajudar a pensar a vivência de mulheres em contextos migratórios. A proposta está ancorada no Núcleo Duro de Pesquisas do CSEM que ressalta o protagonismo das pessoas migrantes e refugiadas e sua capacidade de agência e de reconstrução da vida, ainda que em contextos adversos de fuga e violência.

No contexto mais específico da pesquisa sobre saúde mental e mulheres migrantes retornadas a Honduras com deficiência adquirida na rota migratória, destacou-se aspectos como a “construção social do acidente” e as dimensões do “seguir adelante”, evidenciando a importância dos apoios ofertados por organizações sociais, como a Pastoral de Movilidad Humana de Honduras e a CONAMIREDIS,  e a importância da espiritualidade como uma chave interpretativa para a ressignificação dos processos vividos e o processo de “seguir adelante”.

Essa temática da espiritualidade foi retratada com mais profundidade no artigo “‘Dios actuó en lo sobrenatural’: La religiosità come risorsa interpretativa di donne migranti honduregne ritornate con disabilità”, recentemente publicado pela equipe de pesquisa do CSEM na revista italiana Mondo Migranti, referência em publicações sobre estudos migratórios.

Clique aqui para acessar o resumo do artigo:  https://www.francoangeli.it/riviste/articolo/76682

en_USEnglish
Skip to content