A Irmã Marlene Wildner, diretora do CSEM, e a pesquisadora Tuíla Botega participaram do XI Encontro Nacional das Redes de Proteção/ Rede Solidária para migrantes e refugiados, que aconteceu em Brasília nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2015.

O Encontro, que é organizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) em parceria com outras entidades parceiras, reuniu em torno de 45 entidades e contou com a participação de 83 pessoas inscritas. Neste ano de 2015 tratou o tema “Brasil, País de Migração e de Refúgio: a sociedade civil construindo práticas solidárias e atuando por políticas públicas”.

Os debates e trabalhos de grupo abordaram aspectos como: a questão do idioma, uma barreira inicial que precisa ser encarada com bastante seriedade e empenho; o acesso ao mercado de trabalho; as medidas do governo voltadas à proteção do trabalhador migrante; as mídias sociais e seu papel na causa das migrações e do refúgio; a nova lei de migrações em tramitação no Congresso Nacional; as ações da Secretaria Nacional de Justiça e do CONARE, em uma nova dinâmica de atuação; a defesa e proteção dos direitos dos migrantes; entre outros temas. Além disso, houve também o lançamento da Campanha Nacional Contra o Racismo e a Xenofobia, com o slogan “Eu também sou migrante”.