Presença MSCS em Ho Chi Minh City, Vietnam

A Delegação na Ásia das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas (MSCS), no início de agosto de 2018, enviou as suas primeiras missionárias, Ir. Teresa Villoso Mercado e Ir. Eufrocina Zabate Sumampong a Ho Chi Minh City, no Vietnam. A abertura oficial da primeira comunidade MSCS naquele país foi no dia 6 de agosto.

Contexto

A cidade de Ho Chi Minh, comumente conhecida como Saigon, é uma cidade situada ao sul do Vietnam. É reconhecida pelo papel crucial que desempenhou na Guerra do Vietnam. No período sucessivo ao final da guerra a imigração vietnamita viu muitos refugiados e outros migrantes acolhidos, em grande parte, pelos países ocidentais e limítrofes do sudeste asiático por motivos humanitários.

Embora a Guerra do Vietnam impeliu a maior parte das migrações vietnamitas na segunda metade do século XX, o rápido crescimento econômico do Vietnam promoveu a migração em direção ao país. Atualmente, enquanto as cidades do Vietnam rapidamente se modernizam, o número de migrantes que chegam ao país é surpreendente. As estimativas dizem que em Ho Chi Minh City o número de migrantes é quase 30% da população.

Projeto Itinerante Scalabrini

Um estudo de dois anos pretende analisar o território, o povo vietnamita, a língua e a cultura, e uma eventual abertura de comunidade MSCS servirá para a missão pastoral e para o cultivo das vocações.

Com informações da Ir. Maruja Samaniego Padre Juan, mscs, Conselheira para o apostolado e expansão da missão – Delegação da Ásia.
By | 2018-09-04T10:55:08+00:00 31 de agosto de 2018|CSEM em Foco|Comentários desativados em Presença MSCS em Ho Chi Minh City, Vietnam