Foi realizado ontem, dia 21 de fevereiro, o primeiro seminário de restituição, aprofundamento e análise dos dados das atividades de campo no âmbito da pesquisa realizada pelo CSEM em parceria com a Fundação MIGRANTES e com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas sobre o impacto da migração internacional no contexto eclesial italiano.

Foram realizadas naquele período 33 entrevistas a pessoas de diferentes perfis eclesiais com uma ampla participação de sujeitos migrantes. O encontro de aprofundamento contou com a presença do diretor do jornal diocesano de Trento, Diego Andreatta, e da jornalista Leonora Zefi, migrante albanesa e autora de um estudo que analisou 96 artigos publicados pelo jornal no último ano sobre a temática migratória, mostrando as várias faces das migrações.

Houve uma participação relevante de diferentes realidades do contexto eclesial local e contribuições pertinentes para a análise dos resultados.

 

Hoje (22/02), às 19h (horário local), os pesquisadores do CSEM encontrarão agentes que trabalham diretamente com migrantes e figuras institucionais engajadas no âmbito das migrações na região da Valtellina.

Este evento foi possível na Diocese de Trento que aderiu ao projeto e participou ativamente graças ao empenho e disponibilidade do Centro Missionário Diocesano de Trento. O CSEM pode contar com o apoio do padre Giuseppe Caldera, diretor do centro missionário e da Tatiana Brusco.

Com informações de Carmem Lussi e Roberto Marinucci