Nossas redes sociais

Migração e Transformação Social: Perspectivas Comprometidas

“Migração e Transformação Social” é mais nova publicação da Série Migrações, organizada e editada pela Editora CSEM. É uma obra que busca aprofundar e divulgar estudos interdisciplinares sobre as migrações e temas relacionados.

O livro explora a centralidade da migração nos debates políticos globais, ressaltando sua influência não apenas na vida dos migrantes, mas também destacando a complexidade dos movimentos migratórios e seu impacto nas comunidades de origem, promovendo transformações ao longo das rotas migratórias. A publicação dá destaque à necessidade de compreender as aspirações dos migrantes para orientar políticas que criem caminhos legais e seguros.

O livro desafia as narrativas eurocêntricas, promovendo uma abordagem mais justa e inclusiva da migração e lembra a urgência de olhar além das fronteiras nacionais. É composto por dezesseis artigos escritos por mais de 30 autores/as de diferentes países. Está organizado em três seções que apresentam, segundo os organizadores, “una variedad de experiencias”.

A proposta dos organizadores, ao compilar os textos para o volume, “era reunir a autores que rompieran la inercia de los discursos disciplinarios y combinaran un trabajo académico riguroso con proyectos aplicados centrados en los migrantes” (p.21, Prefácio).

A miscelânea tem o objetivo de mostrar criticamente os principais desafios enfrentados pela pesquisa sobre migrações atualmente, além de expor questões importantes sobre as abordagens metodológicas e operacionais dos autores no campo das migrações nos contextos da África, Europa e América Latina. O volume dialoga diretamente com questões relacionadas ao trabalho social com migrantes e refugiados.

A publicação se insere no contexto da Rede MISOTRAN e é uma tradução do livro “Migration and Social Transformation: engaged perspectives”, publicado pela editora Machdohnil Ltd em maio de 2022.

O download do livro é gratuito e o evento de lançamento será no dia 28 de novembro às 13h (Brasil). A seguir, confira a programação:

Abertura:

Ir. Marlene Wildner (CSEM, Brasil)

Tanja Kleibl – (Faculty for Applied Social Sciences, Alemanha)

Apresentação do livro:

Ronaldo Munk – (Centre for Engaged Research – Dublin City University, Irlanda)

Palestras:

ITINERARIOS DE INVESTIGACIÓN. Aportes al Conocimiento de las Migraciones Africanas y Afrodescendientes en Argentina – Paola Monkevicius (CONICET, Argentina)

Revisión del Nexo entre Migración y Desarrollo – Raul Delgado Wise (Universidad Autónoma de Zacatecas, México)

Debatedora: Tuila Botega (CSEM, Brasil)

Inscreva-se em: https://tinyurl.com/5dzt7xah

DOI: doi.org/10.61301/isbn.978-65-85775-03-8.2023.v24.356p

Pular para o conteúdo