O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM participou como apoiador no evento de lançamento do documentário: “Tráfico Humano: Desperte para essa realidade”, realizado dia 15 de maio de 2015 na Universidade Católica de Brasília.

A mesa de abertura contou com a participação do Secretário de Justiça e Cidadania, Dr. João Carlos Souto; do Diretor da UCB, Diaulas Costa Ribeiro; da Subsecretária Dra. Joana d´Arc Barbosa Mello; da Coordenadora Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, Heloísa Greco; do Secretário Executivo do Projeto Resgate/GO, Marco Aurélio; da Professora da UCB, Jane Almeida e do pesquisador do CSEM, Roberto Marinucci.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a mesa de abertura, houve a exibição do Documentário e os comentários dos graduados em Direito e autores do trabalho, Laís Rocha e Jeferson Bandeira. Participaram do evento cerca de 150 pessoas.

 

O Tráfico de Pessoas para fim de exploração sexual e trabalho escravo é um dos crimes mais hediondos da atualidade. Milhões de pessoas são aliciadas, traficadas e exploradas por grupos criminosos. Os migrantes, sobretudo quando devem recorrer ao auxílio de atravessadores, podem ser involuntariamente envolvidos nas redes do tráfico. Além disso, a situação migratória irregular torna o migrante mais vulnerável ao tráfico de pessoas, sendo constantemente ameaçado de deportação e impossibilitado de reivindicar os próprios direitos.

Tendo em vista a urgência e dramaticidade do fenômeno, o CSEM parabeniza os autores e apóia a divulgação e disseminação do Documentário “Tráfico Humano: Desperte para essa realidade”, uma vez que traz importantes reflexões e preciosos testemunhos, contribuindo para uma maior visibilidade do tema.

O documentário poder ser acessado através do link: https://www.youtube