A Editora do CSEM abre a chamada de artigos para o segundo volume da série de livros Ecumene. A iniciativa editorial tem o objetivo de fomentar estudos, pesquisas, eventos e publicações sobre teologia e mobilidade humana, com vistas a fortalecer o trabalho socio pastoral nesse âmbito e disponibilizar materiais com rigor científico e ao mesmo tempo didático para agentes e estudiosos do tema. Com essas publicações, o CSEM busca também dar visibilidade, otimizar os esforços e favorecer articulações entre pesquisadores e estudiosos(as) da temática migratória e do refúgio, especialmente no âmbito da teologia.

A série se desenvolve no (e se destina especialmente ao) contexto latino-americano. Textos da produção teológica latina nos Estados Unidos e no Canadá também serão aceitos. O tema do primeiro volume foi “Mobilidade humana, hospitalidade e comunidade cristã”, e os livros serão publicados em português e espanhol. O volume, iniciado no primeiro semestre de 2020, sairá neste segundo semestre do ano.

Dessa maneira, os organizadores do segundo volume da série Ecumene, sobre o tema “Bíblia e Migração: Experiência Humana e Salvífica” – Elizângela Chaves Dias, Irmã Scalabriniana, Doutora em Teologia Bíblica e professora da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e o Padre Leonardo Agostini Fernandes, Doutor em Teologia Bíblica e professor na PUC – Rio, convidam pesquisadores, docentes,  estudantes de pós-graduação e profissionais atuantes nos contextos eclesiais com a presença de população em situação de mobilidade a colaborarem na produção. O prazo para a pré-inscrição, necessária para o posterior envio de artigos é de 28 de fevereiro de 2021, enviando um e-mail para assessoria@csem.org.br com cópia para biblicoteologico33@gmail.com, com as informações previstas no edital.

Os deslocamentos humanos motivados por busca de sobrevivência ou de melhores condições de vida e de futuro, que tradicionalmente estimulam a reflexão e motivam a caridade eclesial e a justiça social, para além das zonas de conforto e das fronteiras físicas e simbólicas, tomam atualmente contornos bem mais amplos, desafiadores e expressivos. Há aumento dos fluxos, diversificação dos perfis de migrantes e refugiados a caminho e, sobretudo, aumento da precarização das condições de vida e ameaças para as pessoas que precisam deixar suas terras e seus contextos de vida e de relações. Além da complexidade e dos dramas do fato migratório em si, chama a atenção na contemporaneidade os entraves, os crimes e as barreiras erguidas por atores que promovem narrativas distorcidas do fenômeno da mobilidade humana.

O segundo volume da série possui foco nos diversos tipos de mobilidade humana, como categoria bíblico-teológica, para aprofundar a reflexão sobre o sentido da migração à luz da fé, motivando o apelo da hospitalidade, acolhida, promoção, integração e protagonismo da pessoa migrante. O volume será publicado em formato impresso e digital, o e-book estará disponível gratuitamente em português e em espanhol.

Acesse os editais:

PT

ES