O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) realizou, em 23 de maio de 2014, a roda de conversa intitulada “urbanização em Brasília: tópicos para debate”.
Na ocasião, o professor Aldo Paviani dialogou, a partir da sua trajetória de pesquisa na Área Metropolita de Brasília, com os pesquisadores que compõem o grupo de pesquisa do CSEM.

Nesta oportunidade, se buscou estimular a reflexão interdisciplinar entre os estudiosos vinculados ao CSEM, os quais estão interessados na compreensão da realidade migratória na Área Metropolitana de Brasília. Por isso, essa roda de conversa focou a discussão em torno das seguintes conceitos: “entorno”; “periferia”; “cidades satélites”, “aglomerado urbano”; “regiões administrativas “, dentre outras.

A roda de conversa é uma metodologia que contribui para fomentar a reflexão e o diálogo entre os participantes do grupo. Essa estratégia é chave para estimular a participação coletiva em debates acerca de uma temática, criando espaços de diálogo, nos quais os participantes podem expressar suas ideias e, principalmente, escutar uns aos outros. Nessa ordem, a roda de conversa dinamiza a socialização de saberes e a troca de experi