REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que no primeiro semestre de 2016 será publicado o n. 46 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema Migrações, meios de comunicação e processos comunicacionais.

O objetivo do DOSSIÊ é abordar temas como:

  • apropriações e usos dos meios de comunicação por parte dos migrantes;
  • as mídias interculturais, étnicas e diaspóricas;
  • usos das mídias digitais (como a internet) na constituição de redes transnacionais de sociabilidade e mobilização dos imigrantes;
  • as migrações na mídia:  representações, imagens e imaginários midiáticos sobre as migrações;
  • memória das migrações nas mídias;
  • outras formas específicas de comunicação midiática relacionada às migrações, como cinema, fotografia, etc.;
  • … outros.

Além do dossiê, a revista REMHU inclui também uma SEÇÃO ARTIGOS referente a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais: trabalhos para esta seção podem ser submetidos para avaliação.

Todos os artigos devem ser enviados diretamente pelo site da revista www.csem.org.br/remhu até o dia 15 de fevereiro de 2016. As normas bibliográficas que devem ser adotadas pelos autores e outras informações encontram-se no site da REMHU (www.csem.org.br/remhu) ou no site da Coleção SciELO (www.scielo.br/remhu). Para qualquer informação ou dúvida entrar em contato no e-mail remhu@csem.org.br.

A REMHU está indexada na coleção SciELO Brasil, com avaliação no Qualis A2 (Antropologia), B2 (Demografia), B2 (Ciência política e Relações Internacionais).

Lembramos que em dezembro sairá a REMHU n. 45 sobre o tema “CRIMINALIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES”, com artigos de Didier Bigo, Nicholas De Genova, Marcia Sprandel, Rafael Alarcón, Eduardo Domenech, entre outros.