Nossas redes sociais

CELEBRANDO OS 10 ANOS DA BEATIFICAÇÃO DA BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Ir. Leocádia Mezzomo, mscs Postuladora da Causa de Canonização

Os santos e os bem-aventurados, na compreensão dos cristãos que os admiram, são referências importantes na vida e no caminho de fé. Portanto, festejar a bem-aventurada Assunta, para as Irmãs Missionárias Scalabrinianas e para todas as pessoas que a conheceram e a admiram, é trazer à memória a grande mulher que, nascida na Itália, migrou entre os migrantes que buscavam o pão longe da pátria que os viu nascer.

Em terras brasileiras, Madre Assunta Marchetti foi missionária “Migrante por amor aos migrantes”, onde sua presença e sua ação deixou marcas e uma herança que brilha ainda hoje, especialmente pela sua dedicação para com os órfãos, os doentes, os idosos, os migrantes. Sua vivência como cristã e como consagrada scalabrinianas é exemplo inspirador.

Madre Assunta, em seu estilo de vida simples e humilde, sabia ler nas entrelinhas dos acontecimentos como viver sua fé com a radicalidade de sua santidade. Junto às pessoas com quem trabalhava, às coirmãs, às autoridades eclesiásticas, suas atitudes, palavras e gestos traduziam o olhar e a sabedoria da fé, da esperança e do amor que a caracterizavam.  Costumava dizer e escrever às coirmãs, especialmente durante os dois mandatos como superiora geral do Instituto religioso: “Vamos! Coloquemo-nos nas mãos de Deus e façamos a sua vontade”.

A vivência das virtudes cristãs e às próprias do estado religioso de Assunta Marchetti foram reconhecidas pelos teólogos da Congregação das Causa dos Santos, como sendo heroicas. Após esta declaração oficial da Igreja, sancionada pelo Papa Bento XVI, foi reconhecido o milagre alcançado por sua intercessão. Estes dois fatos, vida virtuosa e o milagre, levaram o Papa Francisco a declará-la como bem-aventurada, em 25/10/2014.

Dia 05/10/2024 ela será mais uma vez reconhecida e sua inspiração partilhada por Irmãs e também por testemunhas de como a missão por ela iniciada segue sendo renovada, vivida e reinventada pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas que seguem seus passos.

Para participar do seminário online do dia 05 de outubro acessar este link: https://us06web.zoom.us/j/89532428821?pwd=0HBDI70fFFO0mxz0nqBs3fNwtuLmfQ.1

Pular para o conteúdo