Nossas redes sociais

A celebração da Semana Nacional do Migrante

Ir. Melany Grace Illana, mscs
Equipe CSEM

O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, representado pelas Irmãs Terezinha Santin, Leocadia Mezzomo e Melany Grace Illana, participou com alegria na celebração da Semana do Migrante (16-23 de Junho de 2013). O evento, ligado a “Campanha da Fraternida 2013” [1] , foi organizado e promovido pela equipe arquiocesana da Pastoral do Migrante com a coordenação da Irmã Isabel Escarfuller Caminero, mscs e com o apoio das Irmãs da Comunidade Madre Assunta.

A abertura do evento realizou-se na Paróquia de Nossa Senhora de Assunção, em Ceilândia, Distrito Federal, no dia 16 de junho às 8h da manhã, com uma celebração eucarística, presidida pelo Pe. Moacyr Gondim Nogueira Neto com o Pe. Sidnei Dornelas, cs, co-celebrante. A celebração foi participada pelas Irmãs Scalabrinianas, Leigos Scalabrinianos e pelos migrantes internos do Brasil.

O tema do evento, “Migração e Juventude – no passo na estrada, um bom viver”, convidou as pessoas a refletir sobre a realidade da migração e os jovens migrantes em terra brasileira.

No dia 23 de junho, a conclução do evento foi celebrado com a procissão de fe´em Vila Varjão, Brasília, às 9h30m. Seguiu-se a celebração eucarística na comunidade de Nossa Senhora dos Migrantes, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M. e co-celebrada pelo Pe. Luiz de Souza da Paroquia Nossa Senhora do Lago.

O CSEM agradece a Pastoral do Migrante pelo convite de participar no evento que foi bonito, significativo e que favoreceu maior consciência, especialmente, para os jovens sobre os desafios na migração de hoje e a resposta da Igreja.

 

[1]. A Campanha da Fraternidade é um itinerário de conversão pessoal, comunitário e social; E ao repropor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, re-apresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e missão. http://www.cf2013.org.br/entenda-a-campanha.html.

 

Click here to view this news in english

 

Pular para o conteúdo