Presente em cerca de 25 países, em quatro continentes, e comemorando seus 124 anos de existência, a Congregação MSCS reforça seus laços de solidariedade para com os(as) migrantes e refugiados(as) por meio do seu comprometimento com a missão sociopastoral

Atualmente com sua sede em Roma, Itália, a Congregação das Irmãs Scalabrinianas de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas (MSCS) surgiu na data de 25 de outubro de 1895, em Piacenza, por meio de seu fundador, o Bem-aventurado João Batista Scalabrini e seus cofundadores, a Bem-aventurada Assunta Marchetti e o Venerável Padre Giuseppe Marchetti. Com a criação, Scalabrini defendia a liberdade em migrar e denunciava as violações de direitos que causavam a migração, além de propor o reforço de laços de solidariedade com os migrantes. Para o fundador, o estado deveria extinguir as causas da migração em massa e buscar uma legislação adequada à migração, por meio de acordos internacionais.  

 

Por meio da Pastoral dos migrantes, a Congregação das Irmãs Scalabrinianas demonstra-se empenhada na formação de uma sociedade mais humana, fraterna, justa e solidária, segundo os princípios do Evangelho e os direitos fundamentais da pessoa, de modo particular, os migrantes. 

 

Fiéis à sua missão, a Congregação MSCS se revela sensível à problemática social, sobretudo aquela derivada do fenômeno das migrações e se esforça para ampliar e coordenar o projeto missionário, a fim de que os migrantes possam ter uma vida mais digna (Constituição n. 1) 

 

Carisma

 

“O carisma da Congregação das Missionárias de São Carlos BorromeoScalabriniane, é um dom do Espírito Santo dado ao Fundador e transmitido a cada um de nós para a edificação da Igreja. Esta doação carismática incorpora um peculiar estilo de santificação e apostolado, permitindo-nos contemplar as migrações desde a perspectiva da fé e ver nos migrantes a imagem do Cristo peregrino: “Fui estrangeiro e você me acolheu”. O carisma nos chama a viver a aceitação e a solidariedade, a assumir a itinerância apostólica como “migrantes com migrantes” e a testemunhar a comunhão na diversidade” (Constituição n.3). 

 

Conheça e apoie os projetos da Congregação MSCS 

 

Atualmente presente em 27 países de quatro continentes, a Congregação MSCS continua reforçando seus laços de solidariedade para com os(as) migrantes e refugiados(as) por meio do seu comprometimento com a missão sociopastoral, oferecendo assistência e acolhida às pessoas em situação de mobilidade, com o objetivo de promover uma sociedade mais humana, fraterna e justa, pautada com base nos direitos humanos. 

 

(Site oficial da Congregação)  http://www.scalabriniane.org