Mulheres Migrantes e Refugiadas: Riscos e Proteção no Contexto da Violência De Gênero

20 de julho de 2018

“Mulheres migrantes e refugiadas: riscos e proteção no contexto da violência de gênero” – Resenha 106 – 1° trimestre de 2017 – Igor B. Cunha.

A recente ascensão das políticas restritivas à migração tem contribuído para a crise humanitária que afeta as pessoas em trânsito no mundo. Esta situação deve ser tomada como um fator de violação a todos os migrantes, e, em especial, às minorias sociais: enquanto governantes reforçam as restrições e endurecem o controle nas fronteiras, aumentam as vulnerabilidades que as migrantes podem enfrentar. Com políticas não orientadas a pensar as especificidades de gênero, tais vulnerabilidades são invisibilizadas e a precarização situacional da migrante respalda a ocorrência de diferentes tipos de violência, seja ela psicológica, física ou sexual. São poucas as exceções de ações específicas às mulheres migrantes no mundo, como as recentes tentativas do governo da Cidade do México ao instar a ONU sobre a pretensão dos Estados Unidos de separar mães e filhos migrantes indocumentados.

DOWNLOAD ARTIGO
DOWNLOAD ARTIGO
By | 2018-09-04T11:41:34+00:00 20 de julho de 2018|Comentários desativados em Mulheres Migrantes e Refugiadas: Riscos e Proteção no Contexto da Violência De Gênero