A- A A+

CHAMADA PARA ARTIGOS - REMHU N. 54

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que o número 54, de dezembro de 2018, contará com o dossiê: “MIGRAÇÕES NO CONTINENTE AFRICANO” (data para entrega dos artigos, 15 de agosto de 2018).

Alguns dos temas que podem ser abordados no Dossiê:

  • Os deslocamentos africanos intracontinentais: atores, fluxos, causas e consequências, principalmente em termos de direitos humanos, direitos dos povos e gênero
  • As áreas de fronteira na África: as dinâmicas migratórias e interacionais entre populações  forçosamente separadas por fronteiras coloniais
  • A relação entre os deslocamentos intracontinentais e os processos de incorporação nas terras de chegada (inclusive fora do continente): como as migrações intracontinentais, voluntárias ou forçadas, impactam nas vidas dos emigrantes/refugiados africanos nas terras de chegada.
  • As redes transnacionais: a relação entre as diásporas africanas, no mundo inteiro, e a vida das comunidades no continente africano (inclusive em termos migratórios).
  • Migrações e desenvolvimento integral.

Além do dossiê, a revista REMHU inclui também uma Seção Artigos referente a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais: trabalhos para esta secção podem ser submetidos para avaliação.

Os artigos podem ser escritos em português, italiano, inglês ou espanhol e devem ser enviados diretamente pelo site da revista www.csem.org.br/remhu até o dia 15 de agostode 2018 (tamanho entre 35 e 45 mil caracteres com espaço, incluindo um abstract e 3/5 palavras chave em inglês). Todos os manuscritos submetidos à revista serão avaliados por dois ou mais referees anônimos, sendo o sigilo garantido em todo o processo de revisão.

As normas bibliográficas que devem ser adotadas pelos autores e outras informações encontram-se no site da REMHU (www.csem.org.br/remhu) ou no site da Coleção SciELO (www.scielo.br/remhu). Para qualquer informação entrar em contato no e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Lembramos que a REMHU é indexada a SciELO Brasil, Redalyc, DOAJ, Clase, Latindex, com classificação Qualis A2.

*******************************************

NOTÍCIAS

Ação integrada vai gerar dados confiáveis sobre tráfico de pessoas

COMPARTILHE

 A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) realizou nos últimos dias a primeira reunião de monitoramento com o grupo gestor da metodologia integrada para a coleta de dados sobre tráfico de pessoas, implementada por instituições governamentais.

Leia mais...

Las remesas mexicanas alcanzan un máximo histórico en la primera mitad de 2017

COMPARTILHE

 Entre enero y junio, las remesas rozaron los 14.000 millones de dólares, casi un 6% más que en el mismo periodo del año anterior. En junio, las familias de emigrantes mexicanos —en su mayoría en EE UU— recibieron 2.417 millones de dólares, casi 100 más que en el mismo mes del año anterior. 

Leia mais...

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook