Call for papers REMHU 54 (dezembro 2018) e 55 (Abril 2019).

2018-05-09

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que o número 54, de dezembro de 2018, contará com o dossiê: “MIGRAÇÕES NO CONTINENTE AFRICANO” (data para entrega dos artigos, 15 de agosto de 2018).

Alguns dos temas que podem ser abordados no Dossiê:

- os deslocamentos africanos intracontinentais: atores, fluxos, causas e consequências, principalmente em termos de direitos humanos, direitos dos povos e gênero

- as áreas de fronteira na África: as dinâmicas migratórias e interacionais entre populações  forçosamente separadas por fronteiras coloniais

- a relação entre os deslocamentos intracontinentais e os processos de incorporação nas terras de chegada (inclusive fora do continente): como as migrações intracontinentais, voluntárias ou forçadas, impactam nas vidas dos emigrantes/refugiados africanos nas terras de chegada.

- as redes transnacionais: a relação entre as diásporas africanas, no mundo inteiro, e a vida das comunidades no continente africano (inclusive em termos migratórios).

- migrações e desenvolvimento integral.

Além do dossiê, a revista REMHU inclui também uma Seção Artigos referente a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais: trabalhos para esta secção podem ser submetidos para avaliação.

Os artigos podem ser escritos em português, italiano, inglês ou espanhol e devem ser enviados diretamente pelo site da revista www.csem.org.br/remhu até o dia 15 de agostode 2018 (tamanho entre 35 e 45 mil caracteres com espaço, incluindo um abstract e 3/5 palavras chave em inglês). Todos os manuscritos submetidos à revista serão avaliados por dois ou mais referees anônimos, sendo o sigilo garantido em todo o processo de revisão.

As normas bibliográficas que devem ser adotadas pelos autores e outras informações encontram-se no site da REMHU (www.csem.org.br/remhu) ou no site da Coleção SciELO (www.scielo.br/remhu). Para qualquer informação entrar em contato no e-mail remhu@csem.org.br.

Lembramos que a REMHU é indexada a SciELO Brasil, Redalyc, DOAJ, Clase, Latindex, com classificação Qualis A2.

O número 55 da Revista, de abril de 2019, incluirá um dossiê sobre o tema: “OLHARES PSICOSSOCIAIS SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO” (data para entrega dos artigos, 15 de janeiro de 2019). 

Alguns temas que podem ser aprofundados no dossiê:

- Psicologia da migração: a psicologia e sua a interface com os movimentos migratórios.
- Desafios do sofrimento psíquico em migrantes, refugiados, apátridas, retornados, segundas gerações e familiares envolvidos (migrantes e não).
- Processos de intervenção terapêutica psicossocial a pessoas em mobilidade (relatos e boas práticas).
- Psicologia e cultura: etnopsiquiatria, etnopsicanálise, psicologia transcultural e psicologia intercultural.
- Implicações psicossociais do processo de adaptação de migrantes e refugiados: trabalho, inserção escolar, relações familiares (famílias transnacionais), gênero.
- Migração, preconceito e vitimização.
- Questões psicológicas na formação de mediadores culturais e agentes de pastoral migratória.
- Direito à saúde mental em âmbito migratório.

Comissão Editorial - REMHU