O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 

    Não são considerados inéditos os textos: divulgados integral ou parcialmente na internet; partes de teses e dissertações; textos já publicados em outra língua; textos publicados em anais de eventos científicos. 

    São considerados inéditos os textos que, embora publicados anteriormente em anais de eventos científicos, apresentem substanciais aprimoramentos em decorrência de debates e estudos posteriores. Neste caso, deve-se informar o Editor no momento da submissão em "Comentários ao Editor", cabendo à "Comissão editorial" decidir quanto à aceitação do artigo.

  • O artigo submetido possui no máximo 3 (três) autores, com titulação mínima de mestre (para as seções "Dossiê" e "Artigos"). É possível aceitar textos de mestrando(a), desde que tenham sido escritos em coautoria com doutores(as).
  • O arquivo do "texto do artigo" está em formato Microsoft Word, com a identificação de autoria do trabalho removida, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • O artigo submetido para as seções "Artigos" e "Dossiê" inclui no idioma em que está escrito e em inglês: 1) título; 2) abstract de 5/7 linhas; 3) de 3 a 5 palavras chave.
  • Está sendo incluída uma lauda separada em formato Microsoft Word com: 1) título do artigo no idioma original e em inglês; 2) nota autoraldescrição dos autores (profissão, vínculo institucional, título acadêmico, endereço postal e e-mail).
  • O texto verte sobre temáticas relacionadas com migrações, refúgio e temas afins.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO.

Os manuscritos devem acoplar uma lauda separada de identificação contendo: título do artigo no idioma original e em inglês; nota autoral (no caso de autoria múltipla, indicar o nome dos autores em ordem de responsabilidade na elaboração do trabalho); descrição dos autores (profissão, vínculo institucional, título acadêmico, endereço postal e e-mail).

Os resumos e as palavras-chave dos manuscritos das seções Dossiê e Artigos deverão ser enviados no idioma original e em inglês, ressaltando os dados mais significativos do trabalhos.
 
1) Observações Gerais sobre elaboração do manuscrito
 
Formato do manuscrito: espaço simples, A4, Times New Roman, tamanho 12.
 
Extensão dos manuscritos: entre 35.000 e 45.000 caracteres com espaço, para os artigos das seções Dossiê e Artigos (incluindo o resumo, abstract, notas de rodapé e, no máximo, uma página de bibliografia essencial); entre 10 e 20 mil caracteres com espaços para a seção "Relatos e reflexões"; até 12.000 caracteres com espaço para a seção "Resenhas, teses e dissertações".
 
Tabelas: deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas sequencialmente e com a devida indicação de fonte e/ou autoria.
 
Gráficos: devem seguir a mesma orientação das tabelas. Para não comprometer o padrão estético da Revista e o processo de digitalização os gráficos devem sem enviados também em Excel.
 
Figuras, fotos e ilustrações: devem ser numeradas sequencialmente e enviadas em alta resolução em arquivos separados.
 
A primeira vez que siglas ou abreviaturas forem mencionadas indicar sua equivalência por extenso. Não utilizar siglas e abreviaturas no resumo ou no título do artigo.
 
2) Referências no corpo do texto
 
Citação com até 3 linhas: o corpo do texto, entre aspas duplas ("..."), sem itálico.
 
Citação com mais de 3 linhas: em parágrafo destacada no texto (com recuo de 2 cm), sem aspas, sem itálico e com fonte Times New Roman, tamanho 10.
 
Referências bibliográficas ao longo do texto devem utilizar o sistema autor-data, sem utilizar caixa alta para o nome de autor. Por exemplo, (Moser, 1985). Todas as obras citadas ao longo do texto devem constar da lista de referências ao final do mesmo. Obras não citadas não devem fazer parte da lista.
 
3) Notas de Rodapé
 
Devem conter apenas: o nome do autor (SOBRENOME, nome por extenso), o título da obra (em itálico) e o número da página citada (se for o caso). As outras indicações complementares estarão contidas na bibliografia final. Se a referência não estiver citada na bibliografia final, deverão constar no rodapé as indicações complementares: cidade, editora e ano de publicação.
 
Usar:
 
Idem - Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor.
Ibidem - Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor, de uma mesma obra.
Op. cit. - Para referenciar uma mesma obra.
Apud - Para referenciar um autor, a cuja obra o pesquisador NÃO teve acesso, que está indicado num livro ao qual o pesquisador TEVE acesso.
Cf. - Significando confira, compare.
Et alii - Quando há mais de três autores: citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão, significando "e outros".
 
4) Bibliografia Final
 
Ao final do artigo: relacionados em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta). A segunda e demais referências de um mesmo autor (ou autores) devem ser substituídas por um traço sublinear (oito espaços) e ponto.
 
Livro: SOBRENOME, prenome do(s) autor(es). Título (em itálico): subtítulo. Local: Editora, ano da publicação.
 
Ex.: BAGGIO, Marileda. Entre dois mundos: a Igreja no pensar e no agir de Giovanni Battista Scalabrini. Brasília: CSEM, 2011.
 
Capítulo de livro: SOBRENOME, prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In SOBRENOME, prenome do(s) autor(es) ou organizador(es). Título (em itálico): subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado.
 
Ex.: CAVALCANTI, Leonardo. A imigração brasileira na Espanha. Mercado de trabalho, globalização e projetos migratórios. In PEREIRA, Glória Maria Santiago; PEREIRA, José de Ribamar Sousa (orgs). Migração e globalização: um olhar interdisciplinar. Curitiba: CRV, 2012.
 
Artigos em revistas/periódicos: SOBRENOME prenome do(s) autor(es). Título do artigo. Nome da revista/periódico (em itálico), volume, número e ano, páginas do artigo.
 
Ex.: BAENINGER, Rosana. Racismo e sua negação: o caso dos migrantes bolivianos em São Paulo. Travessia, v. XXIV, n. 68, junho/2011, p. 49-62.
 
Texto em meio eletrônico: SOBRENOME, Nome. Título. Data. Fonte. Disponível em: <endereço eletrônico>.  Acesso em: ______.
 
Ex.: SANTIN, Terezinha. Fórum Social Mundial das Migrações. 2012. Disponível em: <http://www.csem.org.br/evento/644-forum-social-mundial-das-migracoes>. Acesso em: 12.12.2012.
 
Observações:
 
A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.
 
Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às novas regras da língua portuguesa.
 
Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.
 
Os trabalhos refletem as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.