O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 

    Não são considerados inéditos os textos: divulgados integral ou parcialmente na internet; partes de teses e dissertações; textos já publicados em outra língua; publicados em anais de eventos científicos. 

    São considerados inéditos os textos que, embora publicados anteriormente em anais de eventos científicos, apresentem substanciais aprimoramentos em decorrência de debates e estudos posteriores. Neste caso, deve-se informar o Editor no momento da submissão em "Comentários ao Editor".

    Caso o texto seja elaborado a partir de tese, dissertação ou monografia, enviar título, ano e instituição onde foi apresentada.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Os textos das seções "Artigos" e "Dossiê" devem incluir abstract de 5/7 linhas, em inglês e no idioma do artigo; 3/5 palavras chave, em inglês e no idioma do artigo; o título traduzido em inglês (quando necessário).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO.

Os manuscritos devem acoplar uma lauda de identificação contendo: título do artigo no idioma original e em inglês; nota autoral (no caso de autoria múltipla, indicar o nome dos autores em ordem de responsabilidade na elaboração do trabalho); descrição dos autores (profissão, vínculo institucional, título acadêmico, endereço postal e e-mail).

 
Os resumos dos manuscritos das seções Dossiê e Artigos deverão ser enviados no idioma original e em inglês, ressaltando os dados mais significativos do trabalhos.
 
1) Observações Gerais sobre elaboração do manuscrito
 
Formato do manuscrito: espaço simples, A4, Times New Roman, tamanho 12.
 
Extensão dos manuscritos: entre 35.000 e 45.000 caracteres com espaço, para os artigos das seções Dossiê e Artigos (incluindo o resumo, abstract, notas de rodapé e, no máximo, uma página de bibliografia essencial); entre 10 e 20 mil caracteres com espaços para a seção "Relatos e reflexões"; até 3.500 caracteres com espaço para a seção "Resenhas, teses e dissertações".
 
Tabelas: deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas sequencialmente e com a devida indicação de fonte e/ou autoria.
 
Gráficos: devem seguir a mesma orientação das tabelas. Para não comprometer o padrão estético da Revista e o processo de digitalização os gráficos devem sem enviados também em Excel.
 
Figuras, fotos e ilustrações: devem ser numeradas sequencialmente e enviadas em alta resolução em arquivos separados.
 
A primeira vez que siglas ou abreviaturas forem mencionadas indicar sua equivalência por extenso. Não utilizar siglas e abreviaturas no resumo ou no título do artigo.
 
2) Referências no corpo do texto
 
Citação com até 3 linhas: o corpo do texto, entre aspas duplas ("..."), sem itálico.
 
Citação com mais de 3 linhas: em parágrafo destacada no texto (com recuo de 2 cm), sem aspas, sem itálico e com fonte Times New Roman, tamanho 10.
 
As 'aspas simples' são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Não usar o sistema de citação "autor-data" no corpo de texto (Ex: SILVA, 1986, p. 23). As referências devem ser mencionadas ao longo das notas de rodapé.
 
3) Notas de Rodapé
 
Devem conter apenas: o nome do autor (SOBRENOME, nome por extenso), o título da obra (em itálico) e o número da página citada (se for o caso). As outras indicações complementares estarão contidas na bibliografia final. Se a referência não estiver citada na bibliografia final, deverão constar no rodapé as indicações complementares: cidade, editora e ano de publicação.
 
Usar:
 
Idem - Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor.
Ibidem - Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor, de uma mesma obra.
Op. cit. - Para referenciar uma mesma obra.
Apud - Para referenciar um autor, a cuja obra o pesquisador NÃO teve acesso, que está indicado num livro ao qual o pesquisador TEVE acesso.
Cf. - Significando confira, compare.
Et alii - Quando há mais de três autores: citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão, significando "e outros".
 
4) Bibliografia Final
 
Ao final do artigo: relacionados em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta). A segunda e demais referências de um mesmo autor (ou autores) devem ser substituídas por um traço sublinear (oito espaços) e ponto.
 
Livro: SOBRENOME, prenome do(s) autor(es). Título (em itálico): subtítulo. Local: Editora, ano da publicação.
 
Ex.: BAGGIO, Marileda. Entre dois mundos: a Igreja no pensar e no agir de Giovanni Battista Scalabrini. Brasília: CSEM, 2011.
 
Capítulo de livro: SOBRENOME, prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In SOBRENOME, prenome do(s) autor(es) ou organizador(es). Título (em itálico): subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado.
 
Ex.: CAVALCANTI, Leonardo. A imigração brasileira na Espanha. Mercado de trabalho, globalização e projetos migratórios. In PEREIRA, Glória Maria Santiago; PEREIRA, José de Ribamar Sousa (orgs). Migração e globalização: um olhar interdisciplinar. Curitiba: CRV, 2012.
 
Artigos em revistas/periódicos: SOBRENOME prenome do(s) autor(es). Título do artigo. Nome da revista/periódico (em itálico), volume, número e ano, páginas do artigo.
 
Ex.: BAENINGER, Rosana. Racismo e sua negação: o caso dos migrantes bolivianos em São Paulo. Travessia, v. XXIV, n. 68, junho/2011, p. 49-62.
 
Texto em meio eletrônico: SOBRENOME, Nome. Título. Data. Fonte. Disponível em: <endereço eletrônico>.  Acesso em: ______.
 
Ex.: SANTIN, Terezinha. Fórum Social Mundial das Migrações. 2012. Disponível em: <http://www.csem.org.br/evento/644-forum-social-mundial-das-migracoes>. Acesso em: 12.12.2012.
 
Observações:
 
A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.
 
Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às novas regras da língua portuguesa.
 
Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.
 
Os trabalhos refletem as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.