A- A A+

Cáritas América Latina e Caribe realiza encontro com ênfase no protagonismo das mulheres

Com o tema “Mulheres, segurança alimentar, erradicação da pobreza e incidência”, acontece na Cidade do Panamá, o encontro que reúne agentes Cáritas da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar experiências de trabalho e encorajar a incidência das mulheres no contexto da segurança alimentar e da erradicação da pobreza.

Participam deste momento mulheres das quatro regiões da América Latina e do Caribe (Bolivariana, Cone Sul, Camex e Caribe), que trabalham nas pastorais sociais de seus países, além de membros da diretoria da Cáritas. A assessora nacional da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos, destaca quais são as contribuições que o Brasil leva para o encontro. “O Brasil contribui com a sua importante experiência na linha da segurança alimentar, equidade de gênero, enfrentamento da pobreza e também com as ações feitas pela Cáritas ao longo dos anos, como a economia solidária, catadoras e catadores de materiais recicláveis e as ações na região amazônica”.

Durante três dias, os participantes do encontro vão se dedicam à análise da realidade das mulheres no contexto dos diferentes países da região, o progresso e os desafios em matéria de Segurança Alimentar, Saúde, Migração, Incidência Política e Violência.

A reunião convocada pela Secretaria de Cáritas América Latina e Caribe (SELACC) e pelo Departamento de Justiça e Solidariedade (DEJUSOL) também busca formar e capacitar uma equipe regional sobre incidência política e equidade de gênero, encorajando a integração das mulheres.

Além disso, há um espaço para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pertencem à Agenda 2030, da qual a Cáritas participa. “O evento nos desafia a avançar no dialogo e aprofundamento sobre as ODS em definições de estratégias de implementação e monitoramento dessas ações”, afirma Cristina dos Anjos. O encontro que teve início dia 6 de outubro se conclui nesta quarta-feira, 8 de outubro. 

Fonte: Caritas

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

“Francisquito” abre caminho para que haitianas tenham fonte de renda em Cuiabá

COMPARTILHE

O biscoito típico cuiabano tem sabor da esperança para 32 mulheres haitianas que migraram para Mato Grosso. Elas integram um grupo selecionado para o projeto-piloto “Mulheres do Haiti” que busca, através do trabalho coletivo, a produção desse biscoito tradicional como fonte de renda para estas mulheres.

Leia mais...

Somos una nación hecha por migrantes: la carta de empresas tecnológicas contra orden de Trump

COMPARTILHE

Empresas del tamaño de Facebook, Google, entre otras, se unieron para defender a los inmigrantes de Estados Unidos, y contra el veto migratorio del presidente.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook