A- A A+

OIM encontra 29 corpos de migrantes em praia no Iêmen

 

A Organização Internacional de Migração (OIM) informou nesta quarta-feira (09/08) que encontrou 29 corpos de migrantes enterrados numa praia de Shabua, no sul do Iêmen. As vítimas faziam parte de um grupo de 120 pessoas que foram forçadas por um traficante a abandonar uma embarcação em alto-mar perto da costa iemenita.
Segundo a OIM, os migrantes mortos, a maioria da Somália e Etiópia, tinham como destino final o Iêmen e os países do Golfo. Eles foram enterrados pelos sobreviventes em "covas pouco profundas", informou a agência de migrações da ONU.
Alguns dos sobreviventes conseguiram abandonar a praia, mas ao menos 22 seguem desaparecidos. A idade média dos migrantes presentes no barco é de 16 anos. A OIM prestou atendimento médico urgente a 27 pessoas.
"Os sobreviventes disseram ao nosso pessoal na praia que o traficante os empurrou ao mar quando viu as autoridades perto da costa", explicou Laurent de Boeck, chefe de missão da OIM no Iêmen. "Eles também nos disseram que o traficante retornou à Somália para continuar com o negócio e recolher mais migrantes para serem levados ao Iêmen pela mesma rota."
Desde janeiro de 2017, a OIM estima que 55.000 migrantes saíram do Chifre da África em direção ao Iêmen, a maioria com o objetivo de encontrar melhores oportunidades nos países do Golfo.
Cerca de 30 mil são menores de 18 anos provenientes da Somália e Etiópia e um terço é mulher. "Muitos jovens pagam traficantes com a falsa esperança de um futuro melhor", acrescentou Boeck.

Fonte:dw.com/pt-br/

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Brasil integra iniciativa internacional de combate ao tráfico de pessoas

COMPARTILHE

 Treze países da África, Ásia, Leste europeu e América Latina, incluindo o Brasil, participam do projeto de combate a esse tipo de crime, seja tráfico para fins laborais ou sexuais. O objetivo é garantir a adoção de uma abordagem dupla de prevenção e proteção.

Leia mais...

PERCORSO A OSTACOLI, MA PRATICABILE

COMPARTILHE

Un quadro composito, quello disegnato dall’annuale dossier che fornisce dati e analisi utili per aiutare a leggere il fenomeno migratorio in Italia. Uno strumento che mette in luce la progettualità dei percorsi migranti che lo stato dovrebbe saper gestire e che costringe chi fa comunicazione a cambiare la modalità di narrare un fenomeno diventato sempre più stanziale.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook