A- A A+

"ESTADO DA UNIÃO": MIGRAÇÃO, TURQUIA E ACORDO COM JAPÃO

 07/07/2017

A irritação de Jean-Claude Juncker, no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, deveu-se ao facto de apenas cerca de 30 eurodeputados estarem no plenário durante o discurso do primeiro-ministro de Malta, de balanço da presidência semestral da União Europeia.

No “Estado da União”, programa semanal que passa em revista a atualidade europeia, destacamos, também, a aprovação do Parlamento Europeu de uma resolução que pede a suspensão das negociações de adesão da Turquia à União Europeia.

Outro tema importante foi a reunião dos ministros da Administração Interna da União Europeia sobre os fluxos migratórios que afetam agora, sobretudo, a Itália. As autoridades italianas ameaçaram fechar os seus portos e pediram aos Estados-membros que recebam os navios com migrantes, mas a proposta foi rejeitada.
Recordamos, ainda, que a União Europeia e o Japão chegaram a acordo político sobre um tratado de livre comércio. Por ter sido obtido na véspera da reunião do G20, em Hamburgo, está a ser visto, também, como uma mensagem contra a política protecionista de Donald Trump, presidente dos EUA.

Agenda da próxima semana:

- segunda-feira, 10 de julho: Reunião do Eurogrupo, em Bruxelas

- terça-feira, 11 de julho: Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia reúne-se com a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Segurança, em Bruxelas

- quarta-feira, 12 de julho: Cimeira União Europeia-Ucrânia (até 13 de julho), em Kiev

- sexta-feira, 14 de julho: Celebração do Dia da Bastilha, em Paris

Fonte: pt.euronews.com

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Destaca Instituto Nacional de Migración labor en favor de migrantes

COMPARTILHE

 En 21 años de trabajo, el esfuerzo, compromiso y las acciones coordinadas han sido el principal motor del Instituto Nacional de Migración (INM) para garantizar la seguridad, integridad y derechos humanos de los migrantes.

Leia mais...

Nigeria: Human Trafficking - Immigration Intercepts Nine Victims

COMPARTILHE

 Nigerian Immigration Service (NIS), Jigawa State Command, yesterday intercepted nine people suspected to be victims of trafficking at Sharuwa Yarkirya village of Babura Local Government Area of the state.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook