A- A A+

"ESTADO DA UNIÃO": MIGRAÇÃO, TURQUIA E ACORDO COM JAPÃO

 07/07/2017

A irritação de Jean-Claude Juncker, no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, deveu-se ao facto de apenas cerca de 30 eurodeputados estarem no plenário durante o discurso do primeiro-ministro de Malta, de balanço da presidência semestral da União Europeia.

No “Estado da União”, programa semanal que passa em revista a atualidade europeia, destacamos, também, a aprovação do Parlamento Europeu de uma resolução que pede a suspensão das negociações de adesão da Turquia à União Europeia.

Outro tema importante foi a reunião dos ministros da Administração Interna da União Europeia sobre os fluxos migratórios que afetam agora, sobretudo, a Itália. As autoridades italianas ameaçaram fechar os seus portos e pediram aos Estados-membros que recebam os navios com migrantes, mas a proposta foi rejeitada.
Recordamos, ainda, que a União Europeia e o Japão chegaram a acordo político sobre um tratado de livre comércio. Por ter sido obtido na véspera da reunião do G20, em Hamburgo, está a ser visto, também, como uma mensagem contra a política protecionista de Donald Trump, presidente dos EUA.

Agenda da próxima semana:

- segunda-feira, 10 de julho: Reunião do Eurogrupo, em Bruxelas

- terça-feira, 11 de julho: Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia reúne-se com a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Segurança, em Bruxelas

- quarta-feira, 12 de julho: Cimeira União Europeia-Ucrânia (até 13 de julho), em Kiev

- sexta-feira, 14 de julho: Celebração do Dia da Bastilha, em Paris

Fonte: pt.euronews.com

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Statelessness: Hoping to acquire a nationality and put down roots

COMPARTILHE

 Three years ago, Railya Abulkhanova told a UNHCR film crew that she felt like a tumbleweed. "It rolls . . . with the breeze it rolls away. That is what it is. That is statelessness," she said in the story-telling series interview. "And me; I want to put down roots," Railya added.

Leia mais...

Fronteira Brasil-Venezuela é reaberta parcialmente

COMPARTILHE

 A fronteira entre Brasil e Venezuela, que está fechada por determinação do presidente Nicolas Maduro desde 13 de dezembro, foi parcialmente reaberta na volta do feriado de Ano-Novo.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook